Portal de Notícias e Web Rádio 

O prefeito Sérgio Azevedo anunciou, na manhã desta quinta, 10, o início das operações do Programa Poços Juro Zero, que irá disponibilizar uma linha de crédito, sem cobrança de juros, para os microempresários, MEI’s e profissionais liberais. O anúncio foi feito em seu gabinete, durante coletiva à imprensa, que contou com presença do vice-prefeito Julio Cesar de Freitas, de vereadores, secretários e entidades parceiras do programa

A partir de hoje, quem se interessar pelo programa, pode acessar o site da Prefeitura, fazer o cadastro e participar. Duas instituições bancárias já foram credenciadas o Sicredi e o Sicoob e podem ser acessadas pelos empreendedores após a realização do cadastro e do curso sobre finanças, realizado online, dentro de uma plataforma , no site da Prefeitura.

Os juros do programa Poços Juro Zero são integralmente subsidiados pela Prefeitura, que disponibilizará R$500 mil por ano. “É o maior programa municipal do Brasil de apoio ao pequeno negócio”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Mariano. Além da Sedet, o programa tem apoio das instituições PUC Minas, IF Sul de Minas, Nubbi e Sebrae.

“O Poços Juro Zero vem para amparar uma parcela da nossa população que está passando por um momento muito difícil, em consequência da pandemia. O programa faz parte do Recupera Poços, que contém muitas outras ações para auxiliar a população. Para todas estas ações, a Prefeitura conta com o apoio da Câmara de Vereadores, que está sendo muito parceira neste momento”, disse o prefeito Sérgio Azevedo.

Para o vice-presidente da Câmara, vereador Kleber Silva, o objetivo é “contribuir com o que é bom para Poços”. Ele parabenizou a todos os envolvidos, que planejaram tudo em tempo recorde, para levar mais este benefício para a população. Estiveram presentes na solenidade no gabinete do prefeito os vereadores Flavio de Lima e Silva, Douglas Souza e Wellington Guimarães.

Regras

O Poços Juro Zero é uma iniciativa da Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho dentro do Plano de Retomada Econômica com a intenção de fomentar o empreendedorismo e promover o desenvolvimento da economia local.

Consiste na disponibilização de uma linha de crédito de até R$ 15 mil, sem juros, por meio de parcerias com instituições financeiras. A quitação poderá ser feita em até 36 parcelas para MEIs, microempresas e profissionais liberais, com um período de 6 meses de carência. As demais categorias terão acesso a valores mais altos, com juros diferenciados, pré-fixados em 0,80% a.m. para parcelamento em até 12 meses e 0,99% a.m. para parcelamento de 13 a 36 meses, prosseguindo com a mesma carência.

Os interessados terão que passar por um treinamento de 5h, disponibilizado em uma plataforma on-line, dentro do Portal do Desenvolvimento, no site da Prefeitura. O curso abordará noções de gestão financeira e aplicará uma avaliação do aprendizado. Para aprovação e emissão do certificado será exigido o mínimo de 70% de acertos. Após a conclusão do curso o empreendedor deve procurar uma das instituições parceiras para fazer o pedido do crédito.

Para aqueles empresários que não possuírem CND, a Prefeitura disponibiliza o Refis, que  oferece a oportunidade para as pessoas que possuam alguma dívida tributária com o município, em saldar este débito com redução de até 95% nos valores de multas e juros e ainda permite um parcelamento de até 60 meses.

O Sebrae e as instituições PUC Minas e IF Suldeminas também irão fornecer suporte para aqueles que tiverem o crédito negado. Todas as pessoas que acessarem o Programa Poços Juro Zero serão atendidas por uma destas instituições.

Para atendimento das dúvidas a respeito do Poços Juro Zero, haverá atendimento presencial no Poços Fácil, localizado à rua Marechal Deodoro, 345 ou pelos telefones 3697-2310 (Poços Fácil) e 3697- 2060 (Sedet).