Portal de Notícias e Web Rádio 

Foi lançada pelo Sebrae Minas, a versão 2.0 do ISDEL, o Índice Sebrae de Desenvolvimento Econômico Local. A nova ferramenta permite uma avaliação ainda mais abrangente dos diversos fatores que condicionam o progresso dos municípios brasileiros. O índice visa contribuir com o desenho e a avaliação de políticas e esforços para a promoção do desenvolvimento econômico local.

Poços de Caldas, foi uma das cidades classificadas entre os maiores índices de desenvolvimento do País, tendo ficado no índice “ISDEL Muito Alto”.

O ISDEL 2.0 posiciona os territórios em uma escala que varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior o nível de desenvolvimento econômico da localidade. A diferença entre a pontuação obtida por uma localidade e 1 é, portanto, a distância em pontos percentuais que essa localidade precisa percorrer para atingir o mais alto patamar de desenvolvimento econômico, destaca o economista.

A escala de desenvolvimento econômico é distribuída em cinco classificações:

ISDEL Muito baixo: reúne todas as localidades que apresentam ISDEL abaixo de 0,150.

ISDEL Baixo: localidades com ISDEL entre 0,151 e 0,310.

ISDEL Médio: localidades com desenvolvimento econômico entre 0,311 e 0,470.

ISDEL Alto: localidades com ISDEL entre 0,471 e 0,630.

ISDEL Muito Alto: localidades cujo índice seja igual ou superior a 0,631.

Em todo o Brasil, são apenas 83 municípios classificados com índice muito alto, o qual Poços de Caldas integra, e em âmbito estadual, por toda Minas Gerais, apenas 7 cidades estão classificadas com nota máxima no índice elaborado pelo Sebrae, são elas: Nova Lima, Belo Horizonte, Contagem, Divinópolis, Juiz de Fora e Uberlândia, além de Poços de Caldas única cidade do Sul de Minas Gerais, e que alcançou 0,632 no índice ISDEL.

Considerando esta escala, mais da metade dos municípios mineiros e pouco mais de 40% dos brasileiros têm um ISDEL Médio. Em Minas, 243 municípios ficaram classificados com o índice baixo; 454 médio; 149 alto; e 7 muito alto. Os que alcançam um índice alto e muito alto são minoria, tanto no estado, quanto no Brasil: cerca de 20%.

Criado em 2018, o ISDEL foi reformulado, em parceria com o Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (CEDEPLAR/UFMG), para ter maior aderência com o modelo de atuação sistêmica adotado pelo Sebrae para estimular o desenvolvimento econômico local e, assim, criar um ambiente favorável ao fortalecimento do empreendedorismo e dos pequenos negócios. A versão 2.0 do índice engloba 106 variáveis disponibilizadas por fontes oficiais – a primeira tinha 135 -, que estão agrupadas em 39 indicadores.

As 106 variáveis do ISDEL estão associadas às cinco dimensões trabalhadas pelo Sebrae em seu modelo de intervenção nos municípios, conhecido como Abordagem DEL – Desenvolvimento Econômico Local.

São elas:

Capital Empreendedor,

Tecido Empresarial,

Governança para o Desenvolvimento,

Organização Produtiva e

Inserção Competitiva.