Portal de Notícias e Web Rádio 

Durante todo o mês de agosto, os alunos do Parlamento Jovem de Minas 2021 participaram de oficinas preparatórias para a Plenária Municipal do projeto, agendada para 10 de setembro, às 14h, na Câmara de Poços. Além de um encontro para redação de propostas sobre o tema Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, os estudantes se reuniram a fim de elaborar o documento-base que será votado na próxima semana.

Criação e expansão de vias exclusivas para o uso da micromobilidade, incentivo ao plantio intercalado de espécies na agricultura e o plantio de espécies florais e frutíferas nativas da região em pontos estratégicos da cidade estão entre as ideias apresentadas. “Estamos chegando ao final da etapa municipal e é sempre uma grande satisfação colher os resultados do projeto através das propostas elaboradas. A Plenária é o evento que coroa toda dedicação dos estudantes e as propostas que serão aprovadas servirão de manancial aos vereadores para possíveis proposituras de melhorias na área ambiental do município”, comenta a coordenadora do PJ Tais Ferreira.

Os alunos terão mais dois encontros antes da Plenária Municipal. Na quinta-feira (02), estarão em Guaxupé para o Encontro Regional do Polo Sudoeste e, na sexta-feira (03), participam da última oficina preparatória, que abordará o tema Regras da Plenária e Dinâmica dos Trabalhos.

As propostas aprovadas na Plenária Municipal serão encaminhadas aos vereadores e algumas delas farão parte do documento-base da Plenária Regional, prevista para outubro deste ano.

O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política e educação legislativa, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais e PUC Minas, em parceria com Câmaras Municipais. Além de despertar nos jovens o interesse pelo exercício da democracia, o programa possibilita o conhecimento do processo legislativo, bem como a vivência em situações de debates e exposição de opiniões. A Câmara de Poços participa do projeto desde 2009.