Plenária Municipal do Parlamento Jovem

A Câmara de Poços realizou, na última semana, a Plenária Municipal do Parlamento Jovem 2019. Durante o encontro, os alunos aprovaram sete propostas sobre o tema Discriminação Étnico-Racial e, ainda, apresentaram uma sugestão de tema para a edição do próximo ano. Os estudantes se preparam, agora, para a etapa regional, que acontecerá na cidade de Guaxupé.

Antes do início da Plenária, os estudantes participaram de Grupos de Trabalho para uma análise prévia das propostas apresentadas pelas escolas. Nesse momento, puderam discutir cada sugestão para que, na votação, fossem feitas as modificações, supressões ou aglutinações das ideias. Entre as propostas aprovadas pelos alunos estão: disponibilização, pela rede pública estadual e municipal, de acompanhamento pedagógico para imigrantes; criação de um projeto de lei para empresas que tenham interesse em custear bolsas de estudo para alunos em situações vulneráveis, com a possibilidade de concessão de subsídios ou isenção fiscal; criação de uma linha direta que possibilite a denúncia de crimes raciais; elaboração de um projeto de lei voltado à educação cultural, com palestras e trabalhos visando ao combate ao racismo.

No momento final do encontro, os estudantes apresentaram sugestões de temas para a próxima edição do Parlamento Jovem. O assunto escolhido para encaminhamento à etapa regional foi Saúde Mental. No mês de agosto, os alunos estarão em Guaxupé para a Plenária Regional, quando haverá votação das propostas aprovadas em cada município e, também, escolha do tema, entre todas as sugestões do Polo Sudoeste, que será levado a Belo Horizonte.

A coordenadora municipal do projeto, Tais Ferreira, comentou que, mais uma vez, o PJ traz um tema de grande relevância. “Estou muito satisfeita com os resultados dessa edição. Mais uma vez, o projeto vem com um tema de grande relevância para nossa sociedade e a Câmara Municipal abre espaço para que a juventude exponha seu ponto de vista e proponha soluções. As propostas que foram aprovadas são o resultado do trabalho e engajamento dos participantes. Elas serão entregues aos vereadores, para os encaminhamentos no município, e também serão analisadas e votadas na etapa regional, que acontece em agosto”, disse.

Fechar Menu