Pesquisa sobre a violência

Pesquisadoras do Instituto Federal de Minas Gerais realizaram uma pesquisa sobre os dados da violência doméstica contra mulheres, entre 2017 e 2018, em Poços de Caldas. Também foi elaborado um mapeamento das áreas da cidade com maior incidência de casos. O objetivo é cobrar ações públicas para proteção da mulher e incentivar as denúncias, que são importantes para os órgãos competentes.

A pesquisa apontou que em 2017 a Polícia Militar registrou 1464 registros de violência na cidade. Já em 2018 o número aumentou para 1520. Em 2018, aconteceram aproximadamente quatro casos de violência por dia, sem contar os muitos casos que não são denunciados, o que torna o número ainda mais preocupante.Na maioria dos casos a violência aconteceu dentro de casa e foi praticada por um membro da família que vivia com a vítima.

O mapeamento indicou que a zona de maior índice de violência na cidade é a Zona Leste, seguida da Zona Sul, Centro, Zona Oeste e por última a Zona Rural.A pesquisa pode servir como termômetro e norte para os mandatos de prefeito e vereadores eleitos no sentido de criar políticas públicas de proteção a violência doméstica contra mulheres.

Fechar Menu