Após a adesão de oito escolas do município no Parlamento Jovem 2021, a Câmara de Poços abriu inscrições para estudantes de ensino médio participarem do projeto. Os interessados podem preencher o formulário disponibilizado no Portal da Câmara, até o dia 05 de abril. Nesse ano, serão oferecidas 40 vagas.

Nesta semana, a coordenadora do projeto em Poços e diretora da Escola do Legislativo Tais Ferreira se reuniu com professores das oito unidades de ensino participantes. O objetivo foi apresentar as diretrizes desta edição e alinhar detalhes sobre a mobilização dos estudantes. Em 2021, fazem parte do PJ: Escola Profissional Dom Bosco, Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvêa Cardillo, IFSULDEMINAS – campus Poços de Caldas, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, Colégio Nini Mourão, Colégio CEPOC, Escola Estadual Professora Cleusa LovatoCaliari e Colégio Objetivo.

Na primeira fase, o projeto contará com atividades online e as oficinas de formação política serão realizadas em conjunto com outros municípios que integram o Polo Sudoeste. Estão programados, ainda, o encontro regional, que será realizado na cidade vizinha de Caldas, e a Plenária Municipal, ambos no mês de junho. Além desses eventos, o cronograma prevê, também, a realização de Plenárias Microrregionais, Regional e Estadual, sendo a primeira uma novidade desta edição do projeto.

Polo Sudoeste

Desde o início do mês de março, a coordenação municipal do projeto tem participado de reuniões com as demais cidades para definir detalhes, inclusive com relação a encontros remotos. Uma novidade é que, neste ano, Poços de Caldas passou a ser sede regional do Polo Sudoeste, que agora é composto pelas cidades de Albertina, Alpinópolis, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Caldas, Campestre, Carmo do Rio Claro, Guaranésia, Guaxupé, Itaú de Minas, Juruaia, Monte Belo, Muzambinho e Passos.

Neste ano, 118 Câmaras Municipais do estado participam do PJ Minas e o tema será “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”. O lançamento em Poços está previsto para o dia 08 de abril, no formato online.