O aplicativo eOuve, o Sistema de Ouvidoria da Prefeitura Municipal, registra quase 6 mil atendimentos em 1 ano e 8 meses de funcionamento. Os retornos à população são feitos em até 15 dias, sendo que muitos casos são atendidos no mesmo dia.

Poços de Caldas foi o primeiro município em Minas Gerais a criar esse canal direto com a população, em agosto de 2019. Uma iniciativa de modernização que atende à filosofia de cidades inteligentes. O envio de sugestões, críticas e reclamações, está ao alcance de mais pessoas, já que qualquer um, usando o computador ou por meio do telefone celular pode acessar o aplicativo e enviar uma mensagem. Não é preciso mais a pessoa se deslocar aos departamentos ou secretarias para falar com a prefeitura.

Atualmente, as 3 áreas mais procuradas pelo cidadão na Ouvidoria são: o Procon, a secretária de Serviços Públicos e a aba que trata sobre o Coronavírus. No total, são 26 áreas de interesse listadas no programa do eOuve. A população pode enviar solicitações, denúncias, elogios, pedidos de informação, reclamações e sugestões para: Administração, Autarquia Municipal de Ensino, Comunicação e Transparência, Cultura, Defesa Social, Desenvolvimento Econômico e Trabalho, DMAE, Educação, Esportes, Fake News, Fazenda, Governo, Jardim Botânico, Meio Ambiente, Obras, Ouvidoria do Idoso, Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Procon, Procuradoria-Geral do Município, Promoção Social, Saúde, Coronavírus, Serviços Públicos, Transporte Público, Turismo.

Ao acessar o eOuve é necessário criar uma conta com dados pessoais e inserir uma senha de acesso para cadastrar e acompanhar as ocorrências. “Desta forma, ganhamos em agilidade de atendimento, trazendo eficiência e mais transparência para o poder público”, explicou secretário de Comunicação, Paulo Ney.