Portal de Notícias e Web Rádio 

Como enfrentar a quarentena passando a maior parte do tempo fechado dentro de casa? Nosso amigo, leitor assíduo do blog, José Raffaelli Santini, Juiz de Direito aposentado e ex-colega de secretariado quando respondeu pela Procuradoria Geral do Município, na gestão do prefeito Sebastião Navarro, encontrou uma maneira de ocupar o tempo escrevendo um livro que concluiu faz poucos dias, exatamente nesta fase em que a flexibilização já é maior e muitos já estão vacinados. Isso nos permite sair um pouco de casa, ainda com máscaras e álcool gel mas já na condição de bater um papo com os amigos para colocar a conversa em dia.

Segundo Santini, “a ideia do livro nasceu em 05.04.2020, oportunidade em que Mateus PieroniSantini, filho do autor, lhe enviou pelo WhatsApp um vídeo que fora postado pelo Dr. Dráuzio Varella”.

Nele, o renomado médico sugeriu que durante o período da quarentena, imposto em razão da pandemia do novo coronavírus, as pessoas deveriam encontrar alguma atividade prazerosa para fazer.

Recomendou, a propósito, que se recorresse à escrita para que se produzisse algo que, no futuro, pudesse ser mostrado, por exemplo, aos filhos ou netos, rememorando período tão difícil e complexo.

A referida sugestão foi acolhida de pronto, resultando daí o presente trabalho.

Por sua vez, o autor exerceu a magistratura por 17 anos, no Estado de Minas Gerais.

Em seu exercício funcional, por diversas comarcas interioranas, tomou conhecimento de saborosos causos do inesgotável cotidiano que as Minas Gerais são pródigas em criar, muitos deles retratados no conjunto da obra.

Ademais, teceu comentário sobre alguns processos emblemáticos que decidiu, durante a sua atuação como magistrado.

Acontecimentos históricos, dos quais participou, ou veio a tomar conhecimento, foram também lembrados, bem como personalidades de seu convívio.

Relembrou aspectos de sua vida pessoal e familiar.

Disse, ainda, sobre a emoção de conhecer “in loco” Villa Collemandina e CastelnuovodiGarfagnana, ambas aprazíveis comunas da Província de Lucca, Itália, terra de seus antepassados, onde fora em busca das origens.

Dentre as múltiplas atividades exercidas pelo autor, figura a de Assessor Jurídico do Município de Poços de Caldas, durante os 4 anos da segunda gestão de Sebastião Navarro à frente do Executivo local (2005/2008). A propósito, uma corajosa, importante e eficaz intervenção do aludido Prefeito foi pelo autor rememorada na obra.

Por fim, todos os assuntos se entrelaçam neste livro de notável teor humano, que tem o prefácio do nosso querido professor, es-secretário municipal de governo e educação e admirado radialista, Gaspar Eduardo de Paiva Pereira, cuja competência dispensa comentários. A edição ficou a cargo da conceituada Editora III Mizuno.