O Lira e a “Santa Ceia”

O jornalista e escritor Odair Camilo está lançando o livro de sua autoria intitulado “Sérgio Lira e os Velhinhos da Santa Ceia”, uma homenagem a Sérgio Alvisi (Lira) e também aos amigos da terceira idade que diariamente se reúnem em um café do centro para bater papo e comentar as notícias do nosso cotidiano.

Com um texto contundente e bem articulado comove o leitor ao narrar fatos e acontecimentos que emolduram a vida de Sérgio Lira e o grupo dos que compõem a “Santa Ceia”. É uma elegia ao que está sob domínio humano e o transcende. A narrativa mostra a vida de um poços-caldense cujos pormenores de sua dimensão humana superam o cotidiano comum, ultrapassam o tempo que é destinado aos mortais.

O livro Sérgio Lira e os Velhinhos da “Santa Ceia” perpassa valores, emoções, experiências vividas, a aprendizagem e o aperfeiçoamento humano. Rastreia a origem do biografado, assim como os valores que formaram o seu caráter. O personagem central do livro, Sérgio Lira, oriundo de um lar regido por pautas cristãs e pela oração diária do trabalho duro reservado aos imigrantes italianos, tudo isso serviu de base para usufruir de saberes que emanam da civilização. Sérgio Lira, com o passar do tempo torna-se o poços-caldense mais multifacetado de todos os tempos: farmacêutico de profissão, dirigente esportivo (cartola), radialista (repórter/narrador), coralista, produtor cultural e cantor, além de consagrado pandeirista.

Ao falar sobre o grupo “Santa Ceia”, enriquece a nossa visão de mundo. Eis-nos diante de um protagonista que deitou e deita raízes por onde passa, sem se conspurcar ou renunciar a seus princípios. E que, conquanto com múltiplas atividades, cioso da causa humana, sempre soube mitigar a dor daqueles que o procuravam enquanto farmacêutico e através da música tem levado um verdadeiro lenitivo a moradores e turistas que se emocionam com o Regional do Lira nas tardes de sábado e manhãs de domingo na Fonte do Leãozinho.

Vale ressaltar ainda, que de todas as atividades narradas no livro Sérgio Lira e os Velhinhos da “Santa Ceia”, a mais comovente é projeto Resgatando a Saudade, que o nosso biografado leva aos Asilos de Poços de Caldas, apresentando as musicas do passado aos seus moradores. A trajetória de !Sérgio Lira e os Velhinhos da Santa Ceia” tangida pela grandeza e pelo fervor do autor que também é um de seus membros, é excepcional.

Fechar Menu