Portal de Notícias e Web Rádio 

O Periquitão, mascote oficial da Associação Atlética Caldense passou por uma repaginação. O novo desenho apresenta um design moderno e realístico. No total foram confeccionadas 16 ilustrações, em diferentes posições e trajes. São poses para o futebol profissional e para cada uma das modalidades esportivas do clube.

Os desenhos foram feitos pelo renomado ilustrador paulistano Fendy Silva, que atualmente mora em Natal-RN, é formado em designer, licenciado em artes e fez diversos trabalhos para editoras conceituadas, como as ilustrações das obras infantis de Monteiro Lobato, na coleção da turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo para a Ciranda Cultural.

Fendy tem experiência em várias áreas da comunicação, como direção de arte, animação, designer e ilustração. O processo de repaginação do Periquitão foi um grande desafio, a começar pelos esboços. “Trabalhar num projeto assim, criar um mascote institucional, é uma grande responsabilidade. A imagem do personagem tem a mesma força da marca do clube. É imagem da equipe sintetizada em um personagem. O personagem já existia, mas era preciso modernizar. Na realidade, tivemos que recriar o personagem. Muita pesquisa foi feita pra chegarmos até onde chegamos e um número grande de esboços e tentativas. O personagem tinha que representar força, determinação, mas também simpatia, alegria e positividade” – disse o ilustrador Fendy Silva.

Após definido o esboço, veio a etapa final: a colorização. “Buscamos cores vivas e uma riqueza de detalhes finos, para deixar o acabamento de alto nível e o mais próximo possível da realidade. Queríamos dar a ideia de que o personagem é real. Sabe… tirar do papel pra vida real. E assim surgiu a nova versão do mascote Periquitão” – completou Fendy.

A modernização do Periquitão era uma necessidade do clube, para fortalecer a identidade visual das ações de marketing e criar um vínculo maior junto ao público através do personagem. O desenho anterior já estava sendo utilizado há praticamente 15 anos, possuía uma baixa resolução e era apenas uma posição. Agora são ilustrações específicas para vôlei, basquete, futebol, futsal, cricket, tênis de mesa, tênis de campo, squash, ginástica, musculação, natação, judô, peteca e outras variações. Todos os desenhos podem ser conferidos na aba “mascote” no site oficial da Caldense. O novo Periquitão foi revelado pela primeira vez no vídeo comercial de lançamento do catálogo de produtos oficiais da Veterana no Mercado Livre e chamou a atenção pela interação com o garoto-propaganda.

História

Conforme pesquisa do historiador Hugo Pontes, para o livro AAC: História e Glórias, a alcunha “Periquito” passou a ser utilizada para se referir à Caldense na década de 1930, por analogia ao Palestra Itália de São Paulo, (hoje Palmeiras), em função da cor da camisa verde. Ao longo dos anos o personagem foi adotado como mascote da Veterana e retratado diversas vezes por cartunistas da cidade. Em 2007 foi feito um desenho oficial do periquito e o nome de Periquitão foi o escolhido em votação popular.