Mutirão de ultrassom obstétrico

Gestantes aguardando o ultrassom obstétrico serão atendidas neste sábado, 9, durante todo o dia, no Hospital Municipal Vereador Gilberto de Mattos, o Hospital da Zona Leste. O mutirão realizado pela Secretaria Municipal de Saúde visa esvaziar a fila de espera e atender as mães com a realização do exame, dentro do período gestacional previsto.

A ultrassonografia obstétrica é um exame constante do acompanhamento pré-natal oferecido pelo SUS. O Guia Municipal de Pré-Natal de Risco Habitual para a Atenção Básica, baseado em literatura do Ministério da Saúde, prevê duas ultrassonografias, uma no primeiro trimestre da gestação ou até a 13ª semana, e outra, entre a 18ª e a 22ª semana de gravidez. Para as mulheres que fazem o acompanhamento pré-natal nas unidades básicas de saúde, o terceiro ultrassom é solicitado somente em casos de suspeita de alteração de crescimento fetal.

Nesta primeira edição deste mutirão, a Secretaria pretende atender 80 pacientes agendadas para o procedimento. É muito importante que as pacientes chamadas para o exame não faltem, para que todos os atendimentos previstos consigam ser prestados.

Fechar Menu