Portal de Notícias e Web Rádio 

Durante todo o dia de ontem circulou pelas redes sociais a informação do pedido de exoneração do secretário de saúde, Carlos Mosconi, e da adjunta Rosilene de Oliveira Faria. A informação só foi confirmada oficialmente pela Secretaria de Comunicação no início da noite.

Pelo informativo o prefeito Sérgio Azevedo teria recebido um ofício, da secretaria, com os pedidos de demissão por parte do secretário e da adjunta. No ofício a justificativa diz que o objetivo da ação é em oferecer maior transparência na apuração e investigação, por parte da Câmara sobre denúncias na pasta.

Repercussão

O pedido de exoneração pelos dirigentes da secretaria de saúde movimentou os meios políticos, principalmente o legislativo que instalou uma CPI para investigar denúncias envolvendo a pasta.

O presidente da Câmara, vereador Marcelo Heitor, acredita que a situação dos últimos dias, com escândalos, denúncia na saúde e abertura de uma CPI, podem sim, ter motivado as demissões.

O presidente lembrou que até o momento a Câmara não fez nenhuma acusação e que os vereadores estão apenas cumprindo com o papel de apurar as denúncias que chegaram até o legislativo e esclarecer a população.

“Apesar do meu respeito pela história e pelo trabalho do Dr. Carlos Mosconi e da secretária adjunta Rosilene Faria, eles preferiram se afastar do cargo até que tudo seja esclarecido”, afirmou Marcelo.

O vereador Lucas Arruda disse que pelas informações, o secretário e adjunta tomaram esta decisão para dar mais transparência a apuração da CPI.

“Mais um fato significativo mostrando a atuação da Câmara e que a CPI tem o objetivo de deixar as coisas claras, responder todas as dúvidas e neste sentido temos que esperar os próximos encaminhamentos”, afirmou. Na sua avaliação, os pedidos de exonerações, são “muito fortes”, já que não tinha conhecimento de um fato como este na administração pública municipal.

Para o vereador Tiago Braz foi importante a saída tanto do secretário, como da adjunta, para que a Câmara possa investigar com tranquilidade as denúncias referentes à pasta. “Investigando uma secretaria com os próprios investigados na gestão da pasta pode dificultar o trabalho”, destacou.

Tiago espera que seja nomeado alguém que possa contribuir com as investigações e que as respostas aos requerimentos e encaminhamentos possam ser feitas com celeridade, para que os vereadores da comissão possam dar uma resposta coerente e concreta a população. “Até que se prove o contrário todo mundo é inocente, neste momento não tem nada que incrimine ele, a secretária ou qualquer um servidor da saúde”, destacou.