Portal de Notícias e Web Rádio 

O ministro de Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, acompanhado pelo prefeito Sérgio Azevedo e o secretário nacional de Habitação, Alfredo Eduardo dos Santos, realizou a inauguração do Residencial Sonho Dourado I, um empreendimento habitacional executado através do Programa Casa Verde e Amarela, do governo federal, com financiamento pela Caixa. A inauguração com a entrega solene do empreendimento aconteceu na manhã desta sexta-feira (21), no Jardim Esperança, região sul da cidade.

Na solenidade, cinco beneficiários selecionados por sorteio participaram da entrega simbólica das chaves, representando as 300 famílias contempladas. Um desses beneficiários é a dona de casa Sandra Rosário Quirino, de 52 anos. “Isso é o sonho de todo o brasileiro, é o sonho que a gente espera. Tudo tem o seu tempo. O Sonho Dourado foi um sonho preparado por Deus mesmo”, disse emocionada.

“Tenho certeza que a alegria é um sentimento comum, a realização e a certeza de que a partir desse momento essas famílias que aqui estão passarão a ter uma centralidade que é um lar para criar seus filhos, cuidar das suas famílias, para ter uma referência de vida, um ponto de partida, um lugar seguro. O lar é uma forma de transmitir o respeito que o Poder Público necessariamente precisa ter quando serve ao povo, quando se coloca à disposição da população. O que estamos fazendo aqui é dar muito mais que paredes, pedras, tijolos. É permitir cidadania”, destacou o ministro Rogério Marinho.

Construído no Jardim Esperança III, o Residencial Sonho Dourado I conta com 300 apartamentos divididos em 14 blocos com 18 apartamentos e 3 blocos com 16 apartamentos, totalizando uma área de 15.699,56 m² de construção. Os apartamentos de 44,69m² têm cozinha, sala, dois dormitórios e um banheiro, além de rede de água, esgoto, energia elétrica, pavimentação e urbanização.

O prefeito Sérgio Azevedo enfatizou a competência da equipe da Prefeitura de Poços de Caldas, especialmente na Secretaria de Planejamento, para viabilizar um empreendimento desta grandeza. “Ministro, tem gente aqui que vai receber a chave, que está há 30 anos aguardando, desde 1990. O nosso desejo sempre foi acabar com essa espera e, hoje, essas pessoas vão receber as chaves da casa própria”, celebrou o prefeito.

Valéria Cristina Mariano, de 37 anos, mãe de três filhos, aguarda no Cadastro da Habitação há dez anos e também foi contemplada. “É muito bom, é um sonho realizado, depois de tantos anos de espera é uma vitória. O apartamento é muito bonito, as crianças adoraram e estou muito ansiosa para gente mudar. Só temos a agradecer”, disse.

No final do ano passado, já foram entregues as 90 unidades habitacionais que compõem o Residencial Sonho Dourado II. Juntos, os dois residenciais totalizam 390 apartamentos e investimentos da ordem de R$ 30 milhões.

Os 300 titulares que receberão um apartamento no residencial foram selecionados a partir de critérios técnicos estabelecidos em âmbito municipal e federal, dentro das normas do Programa Casa Verde e Amarela, além da avaliação técnica, administrativa e financeira da Gerência Executiva de Habitação da Caixa.

“É um momento de grande alegria e emoção para toda a equipe da Secretaria Municipal de Promoção Social, que se empenhou muito para a concretização do sonho da casa própria para essas 300 famílias do Residencial Sonho Dourado I”, afirmou o secretário municipal de Promoção Social, Carlos Eduardo Almeida.

Participaram ainda da solenidade oficial o vice-prefeito Júlio de Freitas, o presidente da Câmara, Marcelo Heitor, e o superintendente de Rede da Caixa, Jumar Gonçalves Neves, além de prefeitos de 11 cidades da região, secretários municipais e demais autoridades.

Assinatura dos contratos

Nesta sexta-feira, foi realizada a solenidade de inauguração e entrega simbólica das chaves aos representantes das famílias beneficiadas. Já na próxima segunda-feira (24), acontece a reunião técnica operacional para a assinatura dos contratos das unidades habitacionais e entrega das chaves dos apartamentos.

A convocação para a assinatura foi publicada em edição suplementar do Diário Oficial do Município da quarta-feira (19). As assinaturas dos contratos acontecerão no próprio Residencial Sonho Dourado I. É obrigatória a presença do titular e coobrigado marido ou esposa para assinar o contrato, portando documento de identificação com foto original e legível.

Devem ser observadas todas as medidas de prevenção ao novo coronavírus, como uso obrigatório de máscara e distanciamento físico. Somente poderão adentrar ao local as pessoas que assinarão o contrato, sendo obrigatória a presença no dia e horário pré-definidos na Portaria de Convocação, já que não haverá possibilidade de reagendamento.