Mais um mutirão da saúde

Na terceira iniciativa deste mês, nesta quinta mais 50 pacientes devem ser atendidas com a ultrassonografia obstétrica. Trata-se de um complemento, além dos atendimentos já prestados rotineiramente, no Sistema Único de Saúde. Os exames serão realizados durante todo o dia, mediante agendamento, no Hospital Municipal Vereador Gilberto de Mattos, o Hospital da Zona Leste. Realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, a ação visa esvaziar a fila de espera e atender as mães com a realização do exame, dentro do período gestacional previsto.

A ultrassonografia obstétrica é um exame constante do acompanhamento pré-natal oferecido pelo SUS. O Guia Municipal de Pré-Natal de Risco Habitual para a Atenção Básica, baseado em literatura do Ministério da Saúde, prevê duas ultrassonografias, uma no primeiro trimestre da gestação ou até a 13ª semana, e outra, entre a 18ª e a 22ª semana de gravidez.

Com os atendimentos previstos para esta quinta, já são 184 agendamentos de ultrassonografia obstétrica realizados por meio de mutirão, este mês. No sábado, 16, além deste mutirão, também foram agendados 200 ultrassons de vias urinárias.

Fechar Menu