Portal de Notícias e Web Rádio 

Recentemente, os vereadores Luzia Martins (PDT) e Douglas Dofu (DEM) estiveram com o coordenador regional do DER/MG (Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais) Fernando Antônio Carneiro Ferreira. O objetivo foi discutir a necessidade de ações visando à segurança na BR 267, no trecho da avenida Mansur Frayha. Após a reunião, os parlamentares também enviaram ofícios ao secretário de Infraestrutura e Mobilidade do Estado de Minas, Fernando Marcato, solicitando providências.

Além da instalação de radares nos dois sentidos da avenida, nas proximidades do n. 4.500, os vereadores alertam para a importância da construção de um ciclovia ou ciclofaixa no local. “Desde o início do ano, estamos nos dedicando a melhorar a segurança no trecho Mansur Fraya da BR 267. O desafio para que consigamos algum reparo ou benefício no local é porque o trecho é de responsabilidade da administração no âmbito estadual. O município não tem as devidas permissões para interferir. Por isso, procuramos o Fernando Carneiro, que nos apontou os caminhos que podem ser trilhados para obtermos o êxito na solicitação. A partir daí, redigimos dois ofícios ao Secretário de Infraestrutura e Mobilidade para que também nos posicione a respeito”, contou Luzia.

Nos ofícios encaminhados à Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade, os legisladores ressaltam o aumento do número de acidentes com vítimas fatais na BR 267, em especial no trecho citado. Eles pedem que, por intermédio do secretário, as melhorias sejam executadas. Com relação à ciclovia, Luzia e Dofu lembram que a bicicleta vem se tornando um meio de transporte muito utilizado, em especial naquela região.

Para Dofu, o controle de velocidade naquela região é fundamental para a segurança de motoristas, pedestres e ciclistas. “Precisamos de um controle maior de velocidade para mudar a postura no trânsito, tornando-o mais seguro. Além disso, deve-se considerar que a via está em perímetro urbano e é usada para o acesso a muitos bairros. Assim, se houver um maior controle de velocidade no local, o trecho ficaria mais seguro e diminuiria o número de acidentes com vítimas fatais. Na visita, também reforçamos duas questões já de conhecimento do DER, a primeira referente ao trevo no bairro São Bento e a segunda sobre trecho da BR, próximo ao Mart Minas, que está sendo usado como estacionamento e as pessoas atravessam no meio da pista”, afirmou o vereador.