Lançamento do PJ 2019 acontece na segunda

A Câmara de Poços fará o lançamento do Parlamento Jovem 2019 na próxima segunda-feira às 15h, no Plenário do Legislativo. Neste ano, o tema do projeto é Discriminação Étnico-Racial, dividido nos subtemas Desigualdades socioeconômicas, Violências por motivo étnico-racial e Direitos às identidades e à diversidade cultural. O evento contará com a presença da professora Dra. Isadora Prévide Bernardo, que ministrará uma oficina de formação política para os alunos.

Em 2019, participam do PJ 10 escolas da cidade: Escola Estadual Dr. João Eugênio de Almeida, Escola Estadual Francisco Escobar, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (Escola Padrão), Centro Educacional Poços de Caldas, Instituto Educacional São João da Escócia, Colégio Sete de Setembro, Colégio Nini Mourão, Centro Educacional Inovação, Colégio Pio XII e Escola Profissional Dom Bosco. Poços de Caldas faz parte do Polo Sudoeste, formado também pelas cidades de Guaxupé, São Sebastião do Paraíso e Itaú de Minas.

Após o lançamento, várias atividades serão realizadas pela Câmara. Além das oficinas e grupos de trabalho, os alunos participarão das plenárias municipal e regional para a discussão do tema principal e votação de propostas. As sugestões selecionadas nos municípios serão levadas à plenária estadual, realizada em Belo Horizonte. Este último evento acontece na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, oportunidade em que o documento final, com as propostas de todas as cidades, é entregue à Comissão de Participação Popular da ALMG.

Formação

No final do mês de fevereiro, professores das escolas de ensino médio que integram o projeto em 2019 participaram de uma oficina de formação, com a presença da coordenadora municipal Taís Ferreira. O encontro teve como objetivo explicar o funcionamento do Parlamento Jovem, incentivar a troca de informações e experiências, além de prepará-los para atuarem como monitores.

Projeto

O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política e educação legislativa, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais e PUC Minas, em parceria com Câmaras Municipais. Além de despertar nos jovens o interesse pelo exercício da democracia, o programa possibilita o conhecimento do processo legislativo, bem como a vivência em situações de debates e exposição de opiniões.

Fechar Menu