Lançamento da 1ª edição da Gincana do Saber

A Câmara de Poços fará o lançamento da 1ª edição da Gincana do Saber nesta próxima segunda-feira às 14h30, no Plenário. O projeto, aprovado pelo Legislativo em julho desse ano, tem como objetivo a formação política e educação para a cidadania de estudantes do ensino fundamental II, através de um jogo de perguntas e respostas sobre a Constituição Federal.

Durante o desenvolvimento da gincana, os alunos devem estudar o livro Constituição em Miúdos, de autoria da coordenadora da Escola do Legislativo de Pouso Alegre, Madu Macedo, que trata de questões da Constituição Federal em uma linguagem simples e direcionada a adolescentes. A partir do evento de lançamento, os estudantes participam de oficinas de formação política e uma oficina preparatória sobre as regras da gincana e conteúdo das perguntas. Depois, a gincana será com perguntas e respostas sobre o tema principal e contará com duas fases, eliminatória e final, que acontecerão nos dias 04 e 11 de outubro. As duplas que finalizarem o projeto nas três primeiras colocações receberão medalhas e as escolas receberão troféus. A dupla vencedora participará da Gincana do Saber Regional na cidade de São Lourenço, no mês de novembro.

Nesta etapa, os alunos de 9º anos se dividiram em duplas e responderam perguntas de múltipla escolha e “verdadeiro ou falso”, divididas nos níveis fácil, médio e difícil. A equipe da Escola do Legislativo fez diversos questionamentos, entre eles se o Poder Executivo é exercido por deputados e senadores eleitos pelo povo e se aprovar leis é função do Poder Legislativo.

Monitores

A Gincana do Saber desse ano conta com a participação de estudantes do curso de Direito da Faculdade Pitágoras, que atuarão como monitores. Eles participaram das visitas às escolas e auxiliaram na elaboração de perguntas sobre a Constituição em Miúdos. Após o lançamento, ministrarão a oficina preparatória sobre a última fase da gincana.

Fechar Menu