Portal de Notícias e Web Rádio 

O Flipoços Virtual – Festival Literário Internacional de Poços de Caldas acontece neste ano entre os dias 21 e 25 de julho. Entre os inúmeros convidados especiais estão jornalistas, escritores, editores, críticos literários e leitores. Na programação desta sexta, 23 de julho, está o jornalista Fernando Scheller, com mais de 20 anos de experiência, apaixonado por literatura e cinema. Autor dos livros: “Viagem à terra dos puros”, “O amor segundo Buenos Aires”, este último que em breve será série na HBO. Fernando é o primeiro autor brasileiro a integrar o time da TAG Inéditos sendo o primeiro livro nacional da empresa com a obra “Gostaria que você estivesse aqui” título que os associados passaram a receber a partir de maio desse ano. Aliás, é a TAG Experiências Literárias que oferece a Mesa das 20h30 “Gostaria que você estivesse aqui” baseado no livro homônimo de Scheller, romance sobre o fim da inocência e como enfrentar o mundo sem redes de proteção. A mediação será de Rafaela Pechansky. Mais cedo, às 11h30, com oferecimento da Editora Ediouro, tem a Mesa “Um longe Perto, histórias de um jornalista nesse mundo que dá voltas” com Marcelo Lins e tendo como mediador, o também jornalista André Fran. Marcelo Lins é jornalista da Globo News desde 1997, foi editor internacional do Em Cima da Hora, de política, editor-executivo e editor-chefe do Jornal das Dez. A partir de 2013, passou para a frente das câmeras, como comentarista no programa Estúdio I, apresentador no GloboNews Internacional e participante de coberturas especiais. André Fran é diretor, apresentador de TV, escritor, palestrante e co-fundador da BASE#1 Filmes. André Fran ganhou notoriedade na Globo News, como co-autor e diretor do programa “Que Mundo É Esse?”, com o qual foi até a linha de frente da luta contra o Estado Islâmico, acompanhou a Crise de Refugiados na Europa, visitou a Coréia do Norte, Arábia Saudita, fez especiais sobre fake news, sobre a posse de Donald Trump nos EUA, entre outros programas que cobriram fatos de destaque na história. Também é comentarista no programa Globo News Internacional. Durante o dia, outras diversas atrações movimentam a edição 2021 do Flipoços. Confira!

Sala Autores 

Esta sala será aberta às 10 da manhã, com a Mesa “A produção literária em tempos pandêmicos” com Fabiana Corrêa, José Huguenin, Giovani Miguez. Mediação Rick da Cunha. Oferecimento Editora Outra Margem. Na sequência, tem a Mesa das 11h30, com Marcelo Lins e André Fran. Às 13 horas tem a Mesa “Autor independente: da criação à divulgação do livro” com Kel Costa, Jéssica Macedo, Mari Sales. Mediação Lilian Cardoso. Oferecimento AmazonKindle. Às 14h30 tem a Mesa Literatura Fantástica “A Rainha das Chamas, a emocionante conclusão da trilogia Princesa das Cinzas” com a escritora americana Laura Sebastian. Mediação (Tradução consecutiva) FriniGeorgakopoulos. Oferecimento Editora Arqueiro. Na sequência, às 16 horas, tem a Mesa “Protestos, Tensão e Pandemia em cinco países da América Latina” (baseado no livro O Ano da Cólera) com Sylvia Colombo. Mediação Raquel Araújo. Oferecimento Editora Rocco. Às 17h30 tem a Mesa “A história do Brasil em Design e Linguagem Visual” apresentação do designer e ilustrador Gustavo Piqueira, baseado no livro “Primeiras Impressões — O nascimento da cultura impressa e sua influência na criação da imagem do Brasil”. Oferecimento Editora Martins Fontes. Às 19 horas tem a Mesa “O Capitalismo se desloca – Novas arquiteturas sociais” com Ladislau Dowbor. Neste livro, o autor propõe analisar um conjunto de mudanças do capitalismo que sugere que estamos em transição para outro modo de produção, o que denomina de a Era do Conhecimento. O mediador será o jornalista Antônio Martins. Oferecimento Edições SESC SP. A programação da Sala Autores e Lançamentos será encerrada às 20h30, com o jornalista Fernando Scheller.

Sala SESC Flipocinhos

Nessa programação especial, voltada para crianças, pais e educadores, às 11h30, tem Encontro com a escritora Regina Drummond para conversar sobre os livros “Aventuras no Folclore Brasileiro”. Mediadora Claudia Leonardi. Oferecimento Editora Girassol. Às 13h30 tem a Mesa “Autoria Negra na Literatura” com a professora, doutora e escritora Aparecida de Jesus Ferreira e a pesquisadora de literatura infantil, Keila de Oliveira. A mediadora será a jornalista Luana Nascimento. As reflexões que serão abordadas na mesa interessarão aos professores/as da educação infantil, ensino fundamental e médio, estudantes de graduação de várias licenciaturas, mães, pais, responsáveis pelas crianças, dentre outros. Às 15 horas tem o Grupo Trama – LivroCenAção é uma proposta do Grupo Trama de Teatro que une as artes cênicas com a literatura produzida na cidade de Contagem (MG – Brasil). No Flipoços, o programa LivroCenAção contará com a exibição de duas cenas uma do “O Mundo das Nuvens” encenada por Elisângela Souza e “Guarda-roupa”, encenada pelo ator Léo Campos. O terceiro dia da Sala SESC Flipocinhos termina às 16h30, com a Mesa “Projetos gráficos diferenciados. Novas formas de construção da literatura para atrair leitores tanto do universo infantil quanto adulto”. Os autores Alexandre Rampazo e Raquel Matsushita abordarão os aspectos e as possibilidades na concepção de projetos editoriais diferenciados para atração e envolvimento dos leitores com o livro – tanto das crianças quanto dos adultos. A mediadora será a jornalista Clarissa Brito. Oferecimento Editora SESI.

A Livraria Flipoços é uma das novidades deste ano. O evento conta com mais de 20 editoras parceiras e inúmeros títulos que serão vendidos simultaneamente enquanto são exibidos ao vivo os debates. Acesse em livrariaflipocos.com .

Serviço

O 16º. Flipoços – Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, edição virtual, acontece neste ano entre os dias 21 e 25 de julho e conta com o Patrocínio Master DME (Departamento Municipal de Eletricidade) por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e da Curimbaba pela Lei de Incentivo Federal. Patrocínio Cultural Transtassi, KindleDirectPublishing e EPTV. Realização GSC Eventos Especiais. Apoio Cultural da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, Instituto Conhecimento Liberta, União Literária de Minas Gerais, Sesc Minas e Livraria Oficial Martins Fontes Paulista. Realização GSC Eventos Especiais. Mais informações no site www.flipocos.com e pelo (35) 3697 1551.