Portal de Notícias e Web Rádio 

Amamentar é um direito da mãe e ser amamentada é um direito da criança. Para isso, é de extrema importância o apoio de todos: familiares, comunidade e, inclusive, dos centros de educação infantil. Pensando nisso, o Programa Municipal de Alimentação Escolar (PROMAE) da Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas realiza ações que visam incentivar a continuidade do aleitamento materno quando os bebês deixam suas casas e entram na Educação Infantil.

Neste mês, as equipes gestoras dos 50 Centros de Educação Infantil municipais e unidades conveniadas se reuniram com os profissionais do PROMAE para receber orientações técnicas sobre como acolher e incentivar as mães que desejam manter o aleitamento materno das crianças matriculadas nas unidades, especialmente nos berçários.

No momento da matrícula, as coordenadoras deverão perguntar se a mãe amamenta o seu filho. Se a resposta for “sim”, ela deve ser acolhida e informada sobre seu direito de amamentar ou de levar o leite materno para a criança na unidade. A mãe receberá também um material com as orientações necessárias.

A equipe do Programa Municipal de Alimentação Escolar desenvolveu materiais de orientação específicos para os públicos envolvidos nos processos. As mães receberão o material e as orientações necessárias no momento da matrícula. Equipe gestora, professores, berçaristas e demais profissionais também receberam material sobre o tema, assim como os profissionais responsáveis pela manipulação de alimentos nos CEIS municipais, que farão o armazenamento, aquecimento e descarte de sobras do leite materno nas unidades.