Portal de Notícias e Web Rádio 

Viabilizar projetos de educação para a cidadania e buscar parcerias para a execução dos mesmos. Esse é um dos objetivos da Escola do Legislativo da Câmara de Poços, que tem como diretora a servidora Tais Ferreira e o presidente do Conselho Consultivo, biênio 2021/2022, o vereador Douglas Dofu (DEM). Nesta semana, eles se reuniram com a secretária de Educação Maria Helena Braga, a secretária adjunta Débora Brianezzi e servidores da Divisão de Projetos para discutir a realização de atividades em parceria com o Legislativo.

Além do Parlamento Jovem, voltado a alunos de ensino médio, a Câmara de Poços desenvolve o Câmara em Visita e a Gincana do Saber. O PJ é um projeto de formação política da ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais), em conjunto com a PUC Minas e as Câmaras Municipais, que tem como objetivo o empoderamento de alunos para ação social e política, sobretudo em relação ao Poder Legislativo. Em razão da pandemia, os encontros em 2021 têm sido virtuais, no entanto com grande engajamento e entusiasmo das escolas.

No momento, o Câmara em Visita está suspenso, por conta das medidas sanitárias adotadas na cidade. A fim de substituir esse programa, a Casa criou em 2020 o Pequeno Cidadão. O objetivo principal é basicamente o mesmo, levar informações sobre o Legislativo às escolas, nesse primeiro momento de forma online devido à pandemia. A Gincana do Saber, direcionada a alunos de ensino fundamental, está prevista para o segundo semestre e consiste no estudo da Constituição Federal de uma forma simples, através de um jogo de perguntas e respostas sobre o livro Constituição em Miúdos, da Escola do Legislativo da Câmara de Pouso Alegre.

Segundo Tais Ferreira, a reunião com a Secretaria foi de extrema importância para o desenvolvimento dos projetos. “Colocamos à disposição da Secretaria os projetos direcionados ao público estudantil e pudemos entender as demandas existentes e incluir as escolas municipais no cronograma de atividades para o próximo semestre. A Escola do Legislativo se manteve ativa mesmo durante pandemia e alguns projetos foram adaptados para continuar atendendo aos estudantes”, destaca.

Douglas Dofu ressalta a importância da continuidade dos projetos institucionais promovidos pelo Legislativo. “Fico muito honrado em poder contribuir com a Escola do Legislativo, nesses próximos dois anos à frente do Conselho Consultivo. Acredito na educação para a cidadania como forma de despertar o interesse dos nossos jovens pela política e pela construção de um mundo melhor. Espero que nos próximos anos possamos dar continuidade às nossas ações e, também, quem sabe, realizarmos novos projetos para os alunos”, diz.

Para mais informações sobre os projetos institucionais da Câmara de Poços, entre em contato pelo telefone 3729-3877 ou pelo e-mail [email protected].