Portal de Notícias e Web Rádio 

A Secretaria Municipal de Defesa Social, através da Guarda Civil Municipal (GCM), está intensificando as atividades da Ronda Escolar nas unidades de ensino do município de Poços de Caldas. Essa medida visa fortalecer ainda mais a operação de Proteção Escolar, assegurando um ambiente seguro para estudantes, professores e comunidade escolar em geral

Nesta sexta-feira (23), a equipe de motociclistas da GCM realizou uma operação de presença no Centro de Educação Infantil (CEI) Municipal Maria do Rosário Bastos, localizado na zona leste da cidade. A operação ocorreu sem alterações, demonstrando a eficácia das ações preventivas.

O principal objetivo dessa iniciativa é prevenir e coibir qualquer forma de violência dentro e nas proximidades das escolas. A presença ostensiva da GCM tem como propósito promover uma sensação de segurança entre a comunidade escolar e a população em geral, garantindo um ambiente propício para o desenvolvimento educacional.

Rafael Tadeu Conde Maria, secretário municipal de Defesa Social, destaca a importância da intensificação e ampliação das ações voltadas para a segurança escolar em Poços de Caldas. Ele enfatiza o apoio contínuo à Polícia Militar, às equipes gestoras das escolas, aos profissionais da educação, aos estudantes e suas famílias.

Além do trabalho direto de patrulhamento, as forças de segurança atuam conjuntamente no serviço de inteligência e monitoramento. Essa abordagem integrada permite uma resposta mais eficaz diante de possíveis ameaças ou situações de risco, contribuindo para a proteção efetiva das escolas e da comunidade em seu entorno.

A intensificação da Ronda Escolar demonstra o compromisso da Secretaria Municipal de Defesa Social em promover um ambiente educacional seguro e tranquilo, onde o foco principal é o bem-estar e o desenvolvimento pleno dos alunos. Essa iniciativa reafirma o papel fundamental das forças de segurança na construção de uma sociedade mais justa e protegida.