Portal de Notícias e Web Rádio 

Nesta semana, alunos de Poços e Itaú de Minas participaram de mais uma atividade remota do Parlamento Jovem. Os coordenadores dos projetos nas duas cidades, Tais Ferreira e Wallison Parreira, promoveram uma Gincana com o tema Recursos Hídricos e Saneamento Básico, ocasião em que os estudantes responderam perguntas durante oito rodadas. O encontro marcou a fase final da formação temática, que contará agora com apenas mais uma oficina.

As perguntas da Gincana foram baseadas em assuntos discutidos nesta edição de 2021 e e na cartilha “10 coisas que você precisa saber sobre Saneamento Básico”, produzida pela prefeitura de Fortaleza. Os estudantes foram divididos em cinco equipes e responderam, entre outras questões, “No que consiste o tratamento de esgoto?”, “Quais são os principais pontos da Política Nacional de Resíduos Sólidos?” e “O que são os Comitês de Bacias Hidrográficas?”. O jogo teve como o objetivo explorar o tema do PJ neste ano, que é Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de uma maneira mais leve e divertida.

A equipe vencedora foi formada pelos estudantes Melissa Francelino (Poços de Caldas), João Pedro Canaval (Itaú de Minas) e Júlia Silva (Itaú de Minas). “Achei a gincana muito legal e interativa, as perguntas foram bem formadas. Foi a primeira gincana que participei desde que entrei no Parlamento e achei excelente”, disse Júlia.

O aluno João Pedro disse estar ansioso pela próxima fase do projeto. “”A gincana foi caprichada. Gostei de como todos mostraram bastante domínio do tema, o que me deixou ansioso pela Plenária Regional”, afirmou.

A aluna Melissa Francelino falou da experiência em estar no PJ Minas. “Participar do PJ é uma experiência muito diferente do que eu estou acostumada, mas é super legal. Por ser o primeiro ano que estou atuando, fiquei super feliz da minha equipe ter ganhado a primeira gincana. E que venham as próximas”, destacou.

Responsabilidade Empresarial

Outro tema discutido pelos alunos do PJ foi Responsabilidade Empresarial. Na última semana, eles participaram de uma oficina com a engenheira Ambiental Maura Helena de Miranda Nunes, especialista em Gestão Ambiental e Engenharia de Segurança do Trabalho. Entre 2012 e 2019, ela atuou em Poços de Caldas, na Companhia Brasileira de Alumínio – CBA. Desde 2019, está na Votorantim Cimentos, em Itaú de Minas.

Durante o encontro, a engenheira apresentou as ações realizadas pela Votorantim Cimentos visando à proteção da biodiversidade na região onde está instalada a empresa, assim como à diminuição dos impactos ambientais nos seus processos produtivos. Os alunos aproveitaram para sanar dúvidas com relação à recuperação de áreas e a projetos realizados pela empresa junto à comunidade.

Na segunda-feira (21), os estudantes participam da última oficina temática, com a presença de Frederico Malaguti e Ronaldo Teixeira, fundadores do “Muda Itaú”. Criado em 2019, o grupo incentiva a preservação ambiental através do plantio de árvores. Com a conclusão dessa fase, os alunos iniciam a elaboração de propostas sobre o tema principal do PJ, sugestões estas que serão discutidas e votadas na Plenária Municipal.