Portal de Notícias e Web Rádio 

Na última semana, a Prefeitura anunciou que Poços de Caldas foi selecionada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para ser uma das cidades-sede do Festival Paralímpico 2021. A notícia foi dada pelo chefe do Executivo na sede do Centro Educacional João Monteiro, zona sul da cidade, com a presença dos vereadores Wellington Guimarães (DEM), o Paulista, Marcelo Heitor (PSC), Douglas Dofu (DEM) e Flávio Togni de Lima e Silva (PSDB).

O evento será realizado no dia 04 de dezembro, das 08h30 às 12h, em 70 cidades brasileiras. De acordo com informações da Prefeitura, são mais de 130 atletas em Poços, praticantes de modalidades esportivas voltadas para as pessoas com deficiência. O Festival é destinado a crianças a partir de 8 anos até adolescentes de 17 anos, com e sem deficiência, e a intenção é mobilizar pessoas com deficiência em todo o território brasileiro por meio das atividades físicas.

A necessidade de ações que promovam a conscientização da importância do esporte paralímpico sempre foi assunto em pauta no Legislativo. Recentemente, os vereadores Wellington Paulista e Flavinho apresentaram um Projeto de Lei que visa instituir a Semana Paralímpica em Poços. A matéria está em análise pelas Comissões Permanentes e aguarda os pareceres para ir a votação.

Segundo Paulista, a escolha de Poços como uma das cidades-sede para o Festival foi mais uma conquista nessa área. “Esse importante evento tem a parceria e apoio de renomadas instituições da nossa cidade. Está é apenas uma das ações que serão desenvolvidas pelo CIDEP, com apoio do Legislativo e Executivo e parabenizo o Eraldo Sandi, Bruno Santos e Leonardo Souza pelo trabalho. No período em que fui secretário de Esportes, já participava dessas iniciativas e agora como vereador vejo ainda mais a importância da Câmara no sentido de apoiar as ações do esporte paralímpico, tanto as ações sociais, como os eventos e também as atividades de alto rendimento dos atletas. A Câmara tem pensado em políticas públicas e, em breve, espero podermos aprovar o Projeto de Lei que vem colaborar com uma cultura de inclusão no município, através das práticas esportivas para as pessoas com deficiência e com a possibilidade de toda sociedade prestigiar e praticar ações capazes de quebrar paradigmas”, declara.