Portal de Notícias e Web Rádio 

Em comemoração ao Agosto Dourado, mês que marca a campanha mundial de incentivo ao aleitamento materno, a Câmara de Poços recebe uma exposição sobre o tema, resultante da parceria entre o Círculo Materno e a fotógrafa Jennifer Bueno. A iniciativa de apresentar o trabalho no Poder Legislativo é da vereadora Regina Cioffi (PP), através de um ofício acatado pela presidência.

Beatriz Câmara, uma das coordenadoras do Círculo Materno, conta que foram selecionadas imagens de três exposições anteriores que demonstram a beleza do ato, mas também mostram mães e seus desafios com os bebês em meio à rotina, realizando múltiplas tarefas e destacando a importância da rede de apoio dos pais, acompanhantes, parentes, profissionais da saúde e poder público. “Visando trazer visibilidade à causa, lançamos nossa quarta exposição sobre o tema e temos muito orgulho de apresentá-la na Câmara dos vereadores. Gostamos muito da simbologia de unir, em um mesmo espaço, mulheres, mães, fotografadas para a exposição, promovendo saúde para o futuro de seus filhos, junto a fotos preexistentes no local, de homens, vereadores da cidade, que lutaram e lutam pelo município e que também foram nutridos por suas mães durante suas jornadas”, ressalta.

Para a fotógrafa Jennifer Bueno, o desejo é que as pessoas consigam, cada dia mais, enxergar com amor o ato da amamentação. “Sonhamos com o dia em que nenhuma mãe será mais julgada por amamentar em espaços públicos, no trabalho, onde quer que seja. Esse projeto teve início em parceria com o Grupo Círculo materno em 2016, com o desejo de trazer este tema tão importante e necessário que é o aleitamento materno através das minhas fotografias. Desde então, estamos desenvolvendo temas dentro da amamentação que consigam levar mais clareza para as pessoas. Relacionamos a beleza, as dificuldades, a realidade e a dedicação de cada mãe em manter esta decisão de amamentar. O intuito da nossa exposição é este, o amor, respeito e uma vida livre”, afirma.

A vereadora Regina Cioffi fala da importância da participação efetiva do Poder Legislativo no incentivo ao aleitamento materno. “O leite materno salva muitas crianças de até cinco anos e é o maior percentual de impacto para garantir a saúde infantil. De fácil acesso, com menor custo, altamente sustentável e é capaz de promover ganhos psicológicos e emocionais. É considerado padrão ouro de qualidade. Portanto, o aleitamento e sua prática merecem e necessitam de maiores holofotes para promoção à saúde e apoio. Nesse sentido, é fundamental a participação da Câmara para expandir, não só em agosto, mas principalmente nesse mês. Trata-se de um Movimento que precisamos elebrar”, diz.

Ainda segundo a parlamentar, ao promover o Agosto Dourado, a intenção é garantir e colher os mais expressivos resultados. “Precisamos, ainda, sensibilizar a população quanto à naturalidade do ato de amamentar em público, sem constrangimentos para as mães. Acredito que esse trabalho na Câmara vai chamar a atenção da sociedade para engajar nessa luta do aleitamento”, declara.

A exposição estará no saguão de entrada da Câmara até 15 de agosto. As visitas podem ser feitas de segunda a sexta, das 12h às 18h