Portal de Notícias e Web Rádio 

A Câmara Municipal recebe, até 31 de agosto, a exposição fotográfica “Sim, é possível: um olhar para além da rua”, organizada pela Secretaria Municipal de Promoção Social em colaboração com organizações da sociedade civil parceiras que integram a Rede POP. A iniciativa de trazer a mostra para o Poder Legislativo é dos vereadores Tiago Braz (Rede) e Douglas Dofu (DEM), com apoio da presidência da Casa.

A exposição conta histórias de pessoas em trajetória de rua que foram acompanhadas pelos equipamentos públicos municipais e conseguiram restabelecer suas vidas. A ação refere-se ao dia 19 de agosto, Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. Na última quinta-feira (19), aconteceu a abertura da mostra na Câmara, com a presença dos vereadores, do secretário de Promoção Social Carlos Eduardo Almeida, de servidores da pasta e de representantes de diversas instituições parceiras do serviço POP, entre elas Casa de Passagem Travessia, Casa de Passagem Trilhar, Abrigo Casa Viva e Abrigo Reviver.

O dia 19 de agosto foi reconhecido como dia em memória ao massacre ocorrido na Praça da Sé, em São Paulo, onde sete pessoas em situação de rua foram assassinadas e mais oito ficaram gravemente feridas, no ano de 2004. O massacre deu início à luta movida por pessoas em trajetória de rua e grupos sociais que se mobilizaram e criaram o Movimento Nacional da População de Rua.

Com imagens da fotógrafa Tainá Moreira e de profissionais que atuam nos serviços de atendimento às pessoas em situação de rua, a exposição quer informar à população que existem casas de passagem que oferecem ao público em trajetória de rua uma moradia provisória, com alimentação, higiene e um trabalho psicossocial visando à reinserção desse sujeito ao convívio familiar e comunitário. “Essa mostra é muito importante por se tratar de um assunto de pouco conhecimento e envolvimento da sociedade em geral. Eu acredito na recuperação do ser humano, mas precisamos trazer esse assunto para discussão com a população e o poder público, para juntos conseguirmos avançar ainda mais no atendimento e acompanhamento das pessoas em situação de rua. Para isso acontecer é necessário a conscientização e união de todos. Além disso, é importante para mostrar as políticas públicas voltadas para essa área no município e os efeitos positivos que elas conseguem atingir em muitas pessoas que estão em situação de rua”, diz o vereador Tiago Braz.