Portal de Notícias e Web Rádio 

Escolas da rede pública municipal participarão de três projetos institucionais da Câmara de Poços, através de uma parceria entre a Escola do Legislativo e a Secretaria de Educação. A partir do segundo semestre, as instituições de ensino terão acesso à exposição O Papel do Vereador, receberão palestras sobre Constituição Federal e poderão visitar as dependências do Legislativo, dentro do programa Câmara em Visita.

A Escola do Legislativo reservou 10 datas para que as escolas possam trazer estudantes do 4º ano do ensino fundamental para a Câmara. Durante o projeto Câmara em Visita, além de conhecerem as dependências da Casa e receberam informações sobre o trabalho dos vereadores e das Assessorias, os alunos fazem a simulação de uma sessão ordinária, discutindo a aprovando propostas que são encaminhadas ao Executivo, por meio de Indicações.

Na semana que antecederá esta visita, as unidades de ensino receberão a exposição itinerante “O Papel do Vereador”. São seis painéis temáticos produzidos pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e cedidos ao Poder Legislativo. O material explica as atribuições dos vereadores e do Parlamento, além de informar curiosidades e detalhar como uma Câmara é composta. Os painéis ilustram, ainda, as diversas etapas de criação de uma lei, deixando claro o que se pode esperar de um vereador como, por exemplo, o ato de fiscalizar as contas da Prefeitura.

Por fim, as turmas de ensino fundamental II poderão participar do Pequeno Cidadão. O projeto tem como objetivo levar às escolas palestras sobre Constituição Federal, Direitos do Cidadão e Poder Legislativo Municipal.

Segundo Tais Ferreira, depois de mais de dois anos, a Escola do Legislativo retomou as atividades presenciais. “Nos últimos tempos, em virtude da pandemia, a Escola do Legislativo suspendeu grande parte de suas ações e limitou, especialmente o público estudantil, de participação nos projetos. Em 2022, retomamos todas as atividades presenciais e esta parceria com a SME visa divulgar amplamente, junto às escolas, os projetos oferecidos pela Câmara”, comentou.

A primeira escola que participará destas ações será a Escola Municipal Vitalina Rossi. Os alunos estarão no Câmara em Visita no dia 15 de agosto.