Portal de Notícias e Web Rádio 

A Câmara de Poços realizou uma sessão especial, na última semana, em comemoração aos 75 anos da Escola Municipal Wilson Hedy Molinari. O evento foi proposto pela vereadora Luzia Martins (PDT) e contou com a presença do diretor Roberto Henrique Ramiro, de professores e alunos da instituição. A secretária de Educação Maria Helena Braga também prestigiou a cerimônia.

A escola iniciou suas atividades em 1948. Ela foi fundada pelos Padres Oblatos de Maria Imaculada no antigo prédio da Igreja São Sebastião, bairro Vila Cruz, em um primeiro momento com a denominação de Escola Primária São Sebastião. Em 1984, depois de várias ações de expansão, recebeu o nome de Escola Estadual Wilson Hedy Molinari, em homenagem a Wilson Hedy Molinari, que faleceu em 1982 e sempre esteve envolvido em atividades da comunidade da Igreja de São Sebastião. Dez anos depois, a instituição foi municipalizada, passando a se chamar Escola Municipal Wilson Hedy Molinari.

Durante a solenidade, o presidente da Câmara de Poços, vereador Douglas Dofu (União Brasil), e a vereadora Luzia Martins entregaram uma placa comemorativa ao diretor Roberto Ramiro, que falou em nome da escola. “É uma instituição que é muito mais do que um espaço de aprendizado, é um farol de sonhos, um celeiro de futuros. Como ex-aluno, professor e agora gestor educacional, testemunhei e participei desta evolução. Desde 2002, quando pisei lá na escola como um jovem estudante, e até hoje, eu vejo a escola em transformação e, fazendo parte dela, também me transformei. A nossa escola é um microcosmo da cidade, reflexo de todas as vidas que passaram por suas salas, todos contribuíram para construir o legado que, hoje, a gente está aqui para celebrar. A minha jornada, embora única, não é isolada, ela espelha as aspirações de muitas pessoas que passaram pela escola sonhando em ser professores, diretores, ou simplesmente, por alcançar novos horizontes. Hoje, como gestor, eu vejo que cada sonho é um tijolo na construção do futuro que a gente deseja”, ressaltou Roberto.

Vários professores e profissionais que atuam na unidade de ensino foram homenageados com um diploma do Legislativo: Taciana Galindo Tomas Vilas Boas (vice-diretora e professora do Ensino Fundamental); Michele Mendes Santana Inês (ex-diretora, professora da Educação Infantil e supervisora); Elaine Cristina Onofre Silva (professora da Sala de Recursos Multifuncionais); Cristiane Carvalho Gomes (professora de Referência do Ensino Integral); Tathiana Delphino Silva (auxiliar de Educação Inclusiva); Acácio Luís Giacomussi Francisco (secretário); Celma Moreno de Figueiredo (professora do Ensino Fundamental I); Célia Maria Junqueira Tonizza (professora de Matemática do Ensino Fundamental II); Angélica Xavier Figueiredo (professora do Ensino Fundamental I); Mônica Raimunda da Costa (auxiliar de Serviços Gerais); Elaine Cristina Carvalho Delgado Silva (professora de Matemática do Ensino Fundamental II); Elias de Araújo (maestro, gerente do Departamento de Bandas e Fanfarras e instrutor da Banda Marcial da Escola); Antônio Carlos Molinari (representando a Família Molinari).

A vereadora Luzia Martins falou sobre a trajetória da escola, destacando as propostas educacionais inovadoras e a qualidade do trabalho pedagógico. “Essas ações têm atraído olhares positivos. Não é incomum a escola ser contemplada com premiações e destaque em revistas especializadas, com circulação nacional. São exemplos desse reconhecimento Assembleias de Estudantes mediadas pelo corpo docente, execução de metodologias ativas, entre outras iniciativas de caráter mais agregador. Além disso, apresenta sempre um trabalho constante e coletivo, em busca de uma educação mais humana, solidária e de melhor qualidade. Parabenizo todos os profissionais e todos os homenageados presentes e os que não puderam comparecer Michele Santana, Flávia Vivaldi, Ana Maria Lobo e Áurea Cristina Mendes Nogueira”, disse a parlamentar.

A sessão especial foi marcada, também, por duas apresentações musicais: do estudante Kauãn Mendes, acompanhado no violão pelo auxiliar de Educação Inclusiva Leonardo Nunes, e da Corporação Musical Molinari. O vídeo da solenidade está disponível no YouTube da Câmara.