Esclarecimento DMAE – Qualidade da Água

Nos últimos dias, têm circulado na mídia, matérias sobre a “contaminação da água por agrotóxicos” citando que em Poços de Caldas teriam sido detectadas “27 compostos químicos (agrotóxicos) em algum momento de 2014 a 2017”.

O DMAE esclarece que em nenhum momento os resultados da concentração desses compostos na água distribuída em Poços de Caldas, estiveram acima dos limites estabelecidos pelo próprio Ministério da Saúde, limites esses, frutos de estudos e pesquisas que são revistos periodicamente. O laboratório do DMAE, responsável pelo monitoramento da qualidade da água, realiza análises dos agrotóxicos de acordo com o exigido pela Portaria de Consolidação número 5, de 28 de setembro de 2017 (antiga portaria 2914/2011) do Ministério da Saúde. Além disso, os resultados são fornecidos na íntegra à Vigilância para publicação do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da água para Consumo Humano (SISÁGUA), base de dados dos referidos estudos.

O DMAE reforça o compromisso permanente com a qualidade da água distribuída à população, monitorada frequentemente dentro de todos os parâmetros exigidos pela legislação.

Fechar Menu