Portal de Notícias e Web Rádio 

A Câmara de Poços fez a entrega, na tarde de terça-feira (06), dos absorventes arrecadados durante campanha realizada no mês de junho. Cerca de 2.800 unidades doadas pela população vão beneficiar dois projetos que atendem mulheres em situação de vulnerabilidade social: o Programa Consultório na Rua, da Secretaria Municipal de Saúde, e o Centro Pop, da Secretaria Municipal de Promoção Social.

A entrega contou com a presença de vereadores, da diretora técnica da Secretaria de Promoção Social Valéria Dias Castilho, da agente de atendimento emergencial Denise de Fátima Adevanir, do enfermeiro coordenador do Consultório na Rua Ronan Alves Ribeiro e do assistente social Bruno Tocchio Ribeiro. A iniciativa da campanha foi do vereador Flávio Togni de Lima e Silva (PSDB), que apresentou a proposta à Comissão de Direitos da Mulher. A partir daí, os vereadores encaminharam um ofício à Mesa Diretora da Casa, que acatou a sugestão.

Para a vereadora Luzia Martins (PDT), presidente da Comissão de Direitos da Mulher, é importante provocar discussões com o intuito de proteger as mulheres. “Ações como esta são muito importantes, pois proporcionam às mulheres melhores condições de vida. São questões que antes não eram discutidas, por tabu ou por não pensar nas mulheres. Nós, enquanto Comissão, temos provocado discussões pertinentes com o intuito de protegê-las de situações vulneráveis, sejam relacionadas à saúde, violência e tantas outras que elas vivenciam”, ressalta.

O vereador Flavinho fala do sucesso da campanha. “Uma campanha com grande adesão da população, que abraçou a ideia e contribuiu, gerando esse resultado. Trata-se de um material essencial para os equipamentos atendidos com a ação, que são o Centro Pop, da Secretaria de Promoção Social, e o Consultório na Rua, da Secretaria de Saúde. Agradeço aos pares da Comissão de Direitos da Mulher, que, primeiramente, aprovaram a iniciativa, bem como a Mesa Diretora e a todos os vereadores desta Casa, Agradeço a minha assessora Aline Fallaci, parceira também nesta iniciativa. Temos um projeto de lei em tramitação nas Comissões, que visa tornar obrigatória e permanente essa distribuição de absorventes para mulheres em situação de rua, extrema pobreza e vulnerabilidade econômica e social. Pretendemos ampliar essa abrangência às estudantes da rede municipal de ensino, porque também temos recebido relatos de profissionais da Educação a respeito desta necessidade. A pobreza menstrual é um tema emergente e que tem tido destaque em nosso município, fazendo parte da pauta desta Casa de Leis”.

Segundo Valéria Dias Castilho, a ação foi de grande relevância para o público em questão. “Atendemos pessoas em situação de rua e temos o público feminino também. O material arrecadado será destinado ao Centro Pop e encaminhado a essas mulheres em vulnerabilidade social. A importância é imensa pela questão da saúde da mulher, é algo que acontece e nem sempre é falado. Está diretamente ligado à saúde e aos cuidados básicos delas”, afirma a diretora técnica da Secretaria de Promoção Social.

O presidente da Casa, vereador Marcelo Heitor (PSC), agradeceu todos os envolvidos nessa campanha. “Queremos agradecer todas as pessoas que trouxeram suas doações na recepção da Câmara, à Comissão de Direitos da Mulher e ao vereador Flavinho. Foi uma ação muito importante e que vem ao encontro de outras já realizadas pelo Legislativo. Sabemos da importância de políticas públicas que trazem dignidade às mulheres e a campanha foi mais uma iniciativa dos vereadores para apoiar aquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade”, declara.