Encontro sobre o Censo Experimental 2019

O IBGE Minas Gerais, com apoio da Prefeitura, realiza nesta sexta-feira, às 10h, reunião sobre o Censo Experimental, que será realizado em Poços de Caldas ainda em 2019. No encontro, serão apresentados detalhes do projeto, que é uma iniciativa relevante para o aperfeiçoamento de sistemas e procedimentos que serão utilizados em todo o Brasil no Censo Demográfico de 2020. O encontro será na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, (sala de treinamentos), localizada à rua Pernambuco, 265 – térreo/Centro.

A chefe da Unidade Estadual do IBGE em Minas, Maria Antonia Esteves da Silva, informa que Poços foi escolhida para a realização do Censo Experimental, entre 5505 municípios brasileiros. Segundo ela, as razões foram questões estruturais da cidade, entre elas a logística, tecnologia, também proximidade com grandes centros e população dentro da faixa estipulada pelo IBGE.

Maria Antonia observa, ainda, que pela primeira vez uma cidade mineira é selecionada para sediar a fase experimental e, por isso, em Poços serão realizados dois Censos: o Experimental, em 2019, e o Demográfico, em 2020, juntamente com todos os municípios brasileiros.”Antes o Censo Experimental era feito sempre em uma localidade de São Paulo”, comentou.

Estão convidados para o evento, todos os seguimentos organizados da sociedade civil de Poços: Poder Executivo, Legislativo e Judiciário, também associações de classe, empresas de serviços e autarquias, órgãos de segurança pública, Ministério Público etc.

Censo Experimental

O Censo Experimental está previsto para acontecer entre setembro e novembro deste ano em Poços de Caldas. A etapa é um projeto piloto para avaliar e aperfeiçoar os procedimentos previstos para o Censo Demográfico 2020. Ao todo, 209 recenseadores e agentes censitários, serão selecionados pelo IBGE, para atuar no projeto.

O prazo de inscrição para o Censo Experimental encerrou em junho e a seleção será feita por meio de prova objetiva aplicada em 4 de agosto, em Poços de Caldas. O resultado final será divulgado no dia 29 de agosto, no site do Ibade – Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo. A convocação dos aprovados está prevista para acontecer entre 2 e 6 de setembro

Fechar Menu