Portal de Notícias e Web Rádio 

Cinco alunos de Poços participaram do Encontro Regional do Parlamento Jovem de Minas, realizado na cidade de Guaxupé, na última semana. O evento reuniu estudantes das cidades que compõem o Polo Sudoeste para diversas atividades, entre elas uma oficina preparatória para as Plenárias Municipais e a visita a uma cooperativa de reciclagem. Também estiveram presentes no encontro o presidente da Câmara de Poços, vereador Marcelo Heitor (PSC), o presidente do Conselho Consultivo da Escola do Legislativo, vereador Douglas Dofu (DEM), e a coordenadora do PJ em Poços e na região Tais Ferreira.

A oficina preparatória para as Plenárias foi ministrada pela coordenadora Tais, que abordou as regras e o passo a passo para a votação das propostas. “A Plenária não é apenas uma simulação das reuniões dos vereadores, ela é um verdadeiro mecanismo de participação popular e, portanto, é necessário seguir as regras para que as votações tenham validade. Assim como os parlamentares seguem o Regimento Interno das Casas Legislativas, os participantes devem seguir a dinâmica descrita no regulamento estadual do projeto. Tive a oportunidade de fazer essa oficina para os alunos de Poços e, no Encontro Regional, todas as cidades puderam também participar”, conta a coordenadora.

Ainda durante o evento, os estudantes assistiram ao documentário norte-americano “Uma verdade inconveniente”, do cineasta Davis Guggenheim. O vídeo aborda a campanha de Al Gore, ex-candidato à presidência dos EUA, e mostra o circuito de palestras realizadas por ele a fim de conscientizar o público sobre os perigos do aquecimento global e pedir uma ação imediata para conter seus efeitos destrutivos ao meio ambiente. O encontro também foi marcado por uma visita à cooperativa de reciclagem de Guaxupé, oportunidade em que todos puderam conhecer o processo de separação dos materiais e sua destinação.

Para o vereador Douglas Dofu, o Encontro Regional foi um momento de debate e troca de experiências. “O Encontro Regional do Parlamento Jovem, que aconteceu em Guaxupé, foi um momento importante para os jovens participantes. Os alunos aprenderam sobre a dinâmica das Plenárias e também participaram de dinâmicas sobre o tema deste ano, que é Meio ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Destacamos a atualidade e a importância do tema e todo o conhecimento que eles adquiriram. Quero incentivar e parabenizar todos os jovens que estão participando e agradeço Guaxupé por nos receber e por receber toda a região”, destaca.

O vereador Marcelo Heitor ressaltou o papel da Escola do Legislativo de Poços no desenvolvimento dos projetos institucionais, entre eles o Parlamento Jovem. “A Escola do Legislativo tem papel fundamental nesse trabalho de educação política, dando oportunidade aos jovens de participar de projetos, ampliar conhecimentos e a visão sobre diversas assuntos, inclusive contribuindo com propostas que podem virar leis. É um trabalho muito produtivo que queremos que tenha continuidade”, afirma.

Nesta sexta-feira (10), às 14h, acontece a Plenária Municipal do projeto em Poços, com transmissão ao vivo pelo YouTube da Câmara.