Portal de Notícias e Web Rádio 

O país vive um período de estiagem prolongada com previsão de chuvas somente em novembro. Uma das medidas que o DMAE tomou para evitar o desabastecimento em Poços de Caldas foi a redução do índice de perdas, atrelada a uma série de outras ações.

“A maior preocupação do DMAE, além do abastecimento, é reduzir a perda de água, que já foi de 44% e que, com o trabalho efetuado pela Comissão de Perdas chefiada pelo nosso supervisor, Paulo Silveira, hoje está em 34%. A nossa meta é chegar em breve, a 28%”, informa o engenheiro do departamento de água, Rodopiano Evangelista.

Ele menciona outras medidas em andamento que contribuem para economizar água no município. Uma delas é a produção de água conforme a necessidade de consumo. “Há algum tempo atrás, o DMAE produzia muita água que não chegava a ser consumida pela população, o que implicava em perda. Atualmente, busca-se produzir de acordo com o consumo”, diz.

Outra solução apontada é troca de redes e ramais e a manutenção preventiva dos equipamentos. “São cerca de 1.000 quilômetros de redes de água por toda a cidade, a maioria muito antiga, de ferro ou de amianto e já deteriorada, resultando em quebras, vazamentos e perdas. O DMAE vem realizando a troca de redes por materiais mais resistentes como o PVC e o PEAD”, informa. “Além disso, o DMAE tem realizado um trabalho diuturno de manutenção preventiva buscando manter todos os equipamentos em boas condições para que a operação de captação, tratamento e abastecimento não seja interrompida, como por exemplo, a troca e colocação de novos inversores preservando a operação das bombas e economizando energia, além do sistema de geofonamento preventivo para verificação do estado das redes e detecção de vazamentos”, acrescenta.

Rodopiano também destaca a proteção dos mananciais como forma de prevenção de desabastecimento. “Há um monitoramento contínuo dos mananciais buscando recuperar, controlar e manter o volume e qualidade das águas”, informa.