Portal de Notícias e Web Rádio 

A manhã desta sexta-feira (25), foi diferente para aquelas pessoas que se dedicam à doação de sangue e aos apoiadores do Hemominas Poços de Caldas.

Em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue a equipe do Hemominas Poços de Caldas realizou um evento para homenagear os doadores de sangue da unidade pela quantidade de vezes que já doou. Foram entregues certificados de Honra Mérito para os doadores que já completaram mais de 25 doações (prata) e mais de 35 doações (ouro).

A coordenadora do Hemominas Poços, Cibele Angélica de Souza Spina falou sobre a intenção dessa homenagem aos doadores. “Hoje é um dia extremamente importante porque a doação de sangue só ocorre pelas pessoas, que além da doação de sangue doam tempo e solidariedade. Essas pessoas que estão sendo homenageadas são fidelizadas, elas tem um comprometimento em estar doando sangue, se não fosse essas pessoas que tem fidelidade com a instituição provavelmente não conseguiríamos atender toda a população. Esse evento é pra mostrar para esses doadores a gratidão que a Fundação Hemominas tem com eles.”

O estudante, José Augusto de Oliveira, de 28 anos foi um dos homenageados. Ele foi diagnosticado com leucemia em 2020 e contou um pouco da sua relação com o Hemominas. “Sempre fui doador desde 2013, de forma ininterrupta, era um lugar que eu vinha com muita frequência. No ano de 2020, em meio a pandemia, descobri que estava com leucemia. Então de doador passei a ser receptor, foi um período em que as pessoas não estavam, saindo de casa, quem dirá sair para doar sangue. Foi um período bem crítico e eu recebi mais de 100 bolsas de doação de sangue. Hoje estou completamente curado. Atualmente, eu não posso doar sangue mais ajudo de outras maneiras.”

A secretaria interina de Saúde, Rosilene Faria foi uma das homenageadas e destacou que o funcionamento da Fundação que só é possível pelo o apoio da prefeitura e destacou a importância de Poços contar com um hemocentro. “Ter essa unidade aqui é um benefício para a população. Cada doação pode salvar até quatro vidas. Poços é privilegiado por ter essa unidade.”

Apoiadores da administração pública e de outras instituições também foram homenageados. Todos receberam além do certificado, uma camiseta, chocolate e flores.

Durante todo o dia as pessoas que foram doar sangue receberam uma camiseta.

O Hemominas Poços de Caldas é responsável pelo fracionamento de bolsa de sangue de todo o sul de Minas Gerais, incluindo Pouso Alegre, Passos, Varginha, Itajubá e Alfenas.