Portal de Notícias e Web Rádio 

Na última sexta-feira (18), a Câmara de Poços realizou uma sessão especial em comemoração ao Dia da Consciência Negra. Atendendo à Resolução n. 800, aprovada em 2014, cada vereador indicou uma pessoa que promove a cultura negra em Poços para receber a homenagem, dando maior visibilidade ao trabalho e às lutas enfrentadas pela comunidade.

Em 2022, receberam um diploma do Legislativo: Anayara Raissa Pereira de Souza (Ver. Luzia Martins); Antônio Carlos Batista (Ver. Sílvio Assis); Edivaldo Pereira da Silva (Ver. Wilson Rodrigues); Eduardo Ferreira Sena (Ver. Kleber Silva); Euclides Colaço Melo dos Passos (Ver. Tiago Braz); Gezebel Aparecida Alexandre Mendes (Ver. Marcelo Heitor); Kaynan de Paula Reis (Ver. Douglas Dofu); Kellen Cristina Ramos (Ver. Ricardo Sabino); Laís de Oliveira Lavras (Ver. Regina Cioffi); Márcia Helena Geremias de Paula (Ver. Lucas Arruda); Maria José de Souza (Ver. Flávio Togni de Lima e Silva); Valdivino Roberto Pereira (Ver. DineyLenon); Vanderli Santíssimo David (Ver. Wellington Paulista); Wilson Rodrigues da Silva (Ver. Claudiney Marques).

O presidente da Câmara, vereador Marcelo Heitor (PSC), destacou que o Dia da Consciência Negra foi instituído no Poder Legislativo através de um Projeto de Resolução do saudoso vereador Paulo Eustáquio de Souza. “O objetivo é destacar e valorizar a contribuição de pessoas da nossa comunidade que, de alguma forma, incentivam ou promovem a cultura negra. Nesse ano, pudemos homenagear pessoas dos mais diversos segmentos, que com orgulho difundem a cultura negra em suas atividades cotidianas, seja no ambiente de trabalho ou na comunidade em que vivem”, disse durante a homenagem.

A sessão especial contou com a presença da secretária municipal de Educação Maria Helena Braga, do comandante da 18ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais coronel Jardel Trajano de Oliveira Gomes, da presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e Étnica Maria Augusta Clementino, da diretora Cultural do Chico Rei Clube Lúcia Vera de Lima e da presidente da Comissão de Igualdade Racial da 25ª Subseção da OAB/MG Dra. Vanessa Leopoldo de Souza. Familiares dos homenageados também prestigiaram a solenidade.

O evento foi marcado, ainda, pela apresentação do rapper Mb2. O vídeo da cerimônia está disponível para consulta na página da Câmara no YouTube.