Portal de Notícias e Web Rádio 

Ontem o secretário de saúde, Carlos Mosconi, confirmou ter recebido, no início do mês de janeiro, uma resolução do Ministério da Saúde determinando a desativação das UTIs  para pacientes com Covid.

“Eu, imediatamente, fiz um ofício ao Ministério da Saúde e a para a Secretaria de Estado da Saúde solicitando a prorrogação desses leitos. Acho que pelo fato de ter sido reduzido o número de pacientes, foi tomada a decisão, mas agora começou a aumentar de novo”, afirmou o secretário.

Segundo Mosconi, ainda que a letalidade seja baixa, o que se tem visto é alguns pacientes começando a ocupar leitos de UTI, principalmente aqueles com alguma comorbidade e sem a vacinação completa.

“Vale a pena a gente prorrogar um pouco isso para que não se corra o risco de não se ter onde colocar os pacientes”, alertou.

O secretário disse que já conversou com todos os hospitais credenciados de Poços explicando ter feito essa solicitação, para que possam agir de comum acordo para evitar a falta de leitos.

“Eu não tive resposta ainda, mas penso que diante do que está acontecendo no Brasil, com as capitais com leitos sendo ocupados em quase 100%, o Ministério deve tomar uma iniciativa de âmbito nacional no sentido de que os leitos não sejam novamente ativados”, disse.