Na última terça-feira, durante reunião ordinária da Câmara, foram apresentados dois Requerimentos questionando a Prefeitura sobre quais providências estão sendo tomadas para o desassoreamento das Represas Bortolan e Saturnino de Brito no período de seca. As proposições são de autoria dos vereadores Marcelo Heitor (PSC) e Kleber Silva (Novo) e contam com a assinatura de todos os demais parlamentares.

O baixo nível dos reservatórios devido ao período de estiagem é uma situação que tem preocupado os vereadores nos últimos tempos. O fato dos locais estarem visivelmente assoreados diminui a capacidade de armazenamento de água e, dessa forma, a Câmara solicita uma atenção especial do Executivo. “Encaminhei uma Indicação, em julho desse ano, ao DME solicitando que o desassoreamento fosse feito para aumentar a capacidade de armazenamento, uma vez que a Represa é responsável pelo abastecimento de energia do município. Agora, estamos enviando um Requerimento com o mesmo tema, para saber o que vem sendo feito nesse sentido”, diz o vereador Kleber Silva.

Segundo o presidente da Casa, vereador Marcelo Heitor, o Requerimento tem o objetivo de solicitar informações sobre estudos e planejamento da administração para esse trabalho. “Enfrentamos um período crítico, de muita estiagem, e essa duas Represas são muito importantes para o município na questão do abastecimento de água. Em períodos normais, quando elas voltarem ao nível normal de reservatório, fica um espelho d’água, ou seja, o reservatório que teria uma capacidade muito maior, fica restrito a uma capacidade menor. Pensando nisso, na necessidade de maior armazenamento, vejo ser extremamente importante esse trabalho, que inclusive nessa época fica mais fácil. Portanto, a intenção é saber o que pode ser feito de imediato”, ressalta.

Os documentos já aprovados pelos vereadores estão disponíveis para consulta no Portal da Câmara, em Proposições (Requerimentos 976 e 990).