Portal de Notícias e Web Rádio 

O vereador Lucas Arruda (Rede) recebeu em seu gabinete, no mês de agosto, membros da Associação de Diabéticos de Poços de Caldas. O objetivo da reunião foi discutir algumas demandas, entre elas os protocolos de atendimento de crianças com diabetes nas escolas municipais. O assunto já foi abordado pelo parlamentar, através de um Requerimento encaminhado ao Executivo.

Segundo o legislador, a questão do atendimento de crianças com diabetes nas unidades de ensino é uma preocupação de diversas mães. “Essa demanda apresentada por representantes da Associação é muito importante. As mães ficam angustiadas em saber que os filhos estão na escola, podem precisar, por exemplo, tomar insulina e não ter alguém preparado para auxiliá-los, principalmente quando falamos das crianças menores, que não têm condições de fazer isso sozinhos. Tivemos relatos de mães que ficam o tempo todo na escola, enquanto eles estão em aula, para qualquer emergência. Recebemos a Bianca do Prado Ribeiro e a Roana de Souza Melo, da ADPC, e discutimos possíveis encaminhamentos para essa situação”, conta.

No Requerimento encaminhado ao Executivo, Lucas Arruda solicita informações sobre quais protocolos são adotadas pelo município em caso de emergências nas escolas. “O objetivo é saber a possibilidade de um treinamento específico para os funcionários darem esse suporte aos alunos, a fim de que os pais tenham mais tranquilidade ao saberem que os filhos receberão ajuda caso necessário. Lembrando que a rotina das crianças com diabetes é cheia de desafios, seja pela necessidade de medição de glicemia e aplicação correta de insulina, seja pelos cuidados que precisam ser tomados, inclusive no ambiente escolar. Com o retorno gradual das aulas presenciais e híbridas na cidade, a preocupação aumenta e queremos saber o que pode ser feito para amenizar esse problema”, ressalta o vereador.