Portal de Notícias e Web Rádio 

* O governador Romeu Zema assinou nesta terça-feira decreto que autoriza um novo regime de operação de ferrovias em Minas Gerais. A nova legislação vai regulamentar as chamadas shortlines – linhas de menor distância que ligam localidades mais afastadas às redes principais.São 19 projetos já pré-definidos pelo governo com potencial de serem operados no novo modelo.

* As linhas mapeadas estão divididas em transporte de cargas e passageiros (regional e turísmo). O objetivo do governo é possibilitar que a iniciativa privada opere nesses trechos por meio do modelo de autorização. Poços de Caldas não aparece em nenhuma das sete linhas destinadas ao setor de turismo.

* Pesquisa realizada pelo AtlasIntel aponta uma polarização entre Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais, e Alexandre Kalil (PSD), prefeito de Belo Horizonte, na disputa ao governo de Minas nas eleições gerais de 2022. Os números mostram uma mínima liderança final de Kalil, cotado para disputar o Executivo estadual no pleito do ano que vem em uma eventual disputa contra o atual governante.

* Segundo o levantamento, divulgado nesta terça-feira pelo Valor Econômico, Zema lidera o primeiro turno da disputa com 35,5%, enquanto Kalil ocupa o segundo posto, com 32,9%. Outros nomes são citados na disputa, mas não se aproximam dos dois líderes. Completam o top 5 do cenário de primeiro turno o deputado federal André Janones (Avante), com 3,2%; a deputada federal Áurea Carolina (Psol), com 2,8%; e o senador Carlos Viana (PSD), com 2,6%. Dos ouvidos, 7,6% disseram que votariam em branco ou anulariam, enquanto 11,6% se mostraram indecisos.