Portal de Notícias e Web Rádio 

Os coordenadores municipais do Polo Sudoeste participaram, no dia 18 de junho, da Visita Técnica Virtual com a coordenação estadual do Parlamento Jovem de Minas 2021. O encontro teve como objetivo discutir as próximas etapas do projeto e, também, dar oportunidade aos municípios de apresentarem as atividades desenvolvidas até o momento.

Em Poços de Caldas, foram realizadas seis oficinas de formação política e sete de formação temática. Durante essas atividades, os alunos debateram diversos assuntos ligados ao Poder Legislativo e ao tema do PJ em 2021, que é Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Todas as oficinas têm como finalidade contribuir com a fase de elaboração de propostas.

Outras questões abordadas na Visita Técnica Virtual foram sobre mudanças no calendário do PJ. A coordenação estadual anunciou que a etapa estadual, inicialmente agendada para setembro, foi transferida para a última semana de novembro. Com essa alteração, o Polo Sudoeste também realizou modificações: a Plenária Regional foi adiada para 22 de outubro e a Plenária Municipal que seria em julho acontecerá em setembro.

A coordenadora do Polo Sudoeste Taís Ferreira avalia como positivas essas mudanças. “Acredito que nesse momento é a decisão mais acertada. A maioria dos municípios não conseguiria realizar a Plenária Municipal de forma presencial em virtude das restrições impostas pela pandemia e, com o adiamento do calendário, poderão organizar com mais segurança os eventos”, ressalta.

Oficina de encerramento

Na segunda-feira (28), os estudantes de Poços e Itaú de Minas participaram da última oficina temática deste semestre. Os alunos foram divididos em dois grupos e a dinâmica consistia em selecionar seis pessoas que seriam colocadas num abrigo para perpetuar a espécie humana em um mundo pós-apocalíptico. Os estudantes tinham que escolher os sobreviventes numa lista com 12 candidatos, dentre eles um físico, uma prostituta, um advogado, uma universitária e um sacerdote. O objetivo foi fazê-los pensar como as impressões e valores pessoais refletem nas decisões e a importância do diálogo para solucionarmos as dificuldades.

As atividades do PJ em Poços retornam na segunda semana de agosto, quando os alunos iniciam as oficinas preparatórias para a elaboração e votação das propostas.