Portal de Notícias e Web Rádio 

Na última quinta-feira a Comissão de Meio Ambiente da Câmara recebeu um relatório sobre a situação dos aguapés na Represa Bortolan. O estudo, elaborado por uma empresa contratada pelo Grupo DME, foi entregue pelo vereador Kleber Silva (Novo). Desde o início do ano, ele e outros vereadores têm solicitado informações da Prefeitura sobre as providências tomadas devido ao aumento do número de aguapés no local.

A vereadora Regina Cioffi (PP), presidente da Comissão de Meio Ambiente, ressalta que será feita uma análise detalhada do documento. “O vereador Kleber entregou oficialmente esse relatório para conhecermos e darmos um encaminhamento, inclusive à Comissão das Águas, que será retomada de forma remota em 15 dias. Os aguapés, em grande quantidade, tiram o oxigênio da água, isso leva a mortandade de peixes. Além disso, outra questão pontuada é que chegam até o quintal das casas daquela região muitos bichos peçonhentos. É uma situação que se arrasta desde o ano passado e é preciso tomar uma providência no sentido de minimizar o problema. Resolver totalmente é complicado, pois água parada e calor favorecem o aparecimento dessas plantas”, diz.

Segundo Kleber Silva, o assunto vem sendo abordado desde janeiro. “No início do mandato, em janeiro, procurei o DME e solicitei, através de um ofício de gabinete, providências com relação aos aguapés, inclusive questionando diversos assuntos sobre a Represa Bortolan. Eles responderam que fariam um levantamento para saber o motivo do excesso de aguapés no local. Foi feito um relatório por uma empresa contratada, que apontou algumas irregularidades. Esse documento chegou até nós, fizemos um novo requerimento questionando quem tomaria providências, inclusive com relação a notificar todos os que estivessem irregulares, e estamos aguardando retorno. Espero que juntos possamos buscar uma solução para essa melhoria”, ressalta.

Nesta semana, os vereadores Kleber e Regina estiveram na Represa Bortolan para verificar a situação dos aguapés e dar continuidade ao estudo dentro das comissões da Câmara. Fazem parte da Comissão de Meio Ambiente, além da vereadora Regina, os vereadores Sebastião Roberto dos Santos (Republicanos), Luzia Martins (PDT), Tiago Braz (Rede) e Wellington Guimarães (DEM)