Comissão discute qualidade da água

Após notícias divulgadas na região a respeito da possível contaminação por agrotóxicos da água distribuída em Poços e, também, depois da discussão do tema durante reunião ordinária da Câmara, o presidente da Comissão das Águas, vereador Antônio Carlos Pereira (DEM), convocou uma reunião extraordinária e convidou o DMAE (Departamento Municipal de Água e Esgoto) para apresentar informações sobre o assunto. Participaram do encontro diversos servidores da autarquia, entre eles o gerente das Divisões de Administração, Financeira e Comercial, Maurício Kato da Silva, e a supervisora da Seção de Produção de Tratamento, Ana Maria Ferreira.

A reunião contou com a presença dos demais membros da Comissão das Águas, vereadores Maria Cecília Opípari (PT) e vereador Álvaro Cagnani (PSDB), e também dos vereadores Joaquim Alves (MDB) e Paulo Tadeu D’Arcádia (PT). Representantes de órgãos ambientais que atuam em Poços, de entidades como Assemae e CBH Grande (Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande), da Unifal e da empresa INB também participaram do debate.

Durante o encontro, servidores do DMAE falaram sobre os procedimentos adotados de monitoramento da concentração de agrotóxicos na água, ressaltando que a autarquia faz análises semestrais de todos os compostos exigidos por Portaria do Ministério da Saúde, em amostras coletadas na Saída do Tratamento. Ainda segundo informações do Departamento, no período de 2014/2018, os resultados encontrados para os agrotóxicos foram L.Q ou N.D (menores que os Limites de Quantificação ou Não Detectados), concluindo-se, então, que eles estão de acordo com o que é exigido pelo Ministério da Saúde.

Fechar Menu