Portal de Notícias e Web Rádio 

Nesta segunda-feira tem início a 3ª fase do sistema híbrido na rede de ensino de Poços de Caldas. A partir da próxima semana, podem retomar as atividades presenciais os alunos do Maternal II (Educação Infantil); 3º ou 2º ano (Fundamental I); 7º ano (Fundamental II) e 1ª série do Ensino Médio.

O retorno às atividades presenciais, que teve início em 2 de agosto, está sendo escalonado, de acordo com o cronograma divulgado pela Secretaria Municipal de Educação, com novas turmas autorizadas a retornar dentro de um período de 15 dias. A volta será feita em seis fases. O cronograma é válido para as redes municipal, estadual e particular.

Na Rede Municipal de Ensino, as 25 Escolas e 50 Centros de Educação Infantil se prepararam para atender os protocolos sanitários para a retomada das aulas no sistema híbrido, autorizado pelo Comitê Municipal Extraordinário Covid-19 depois de um ano e meio de suspensão por conta da pandemia da Covid-19.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria de Saúde vem acompanhando de perto todas as etapas para a implantação do sistema híbrido de ensino no município, desde o planejamento e adequação das unidades até o retorno escalonado dos alunos.

O ensino híbrido é facultativo. As famílias que ainda não se sentirem seguras podem optar por manter o estudante exclusivamente no ensino remoto. Nesse caso, é obrigatória a continuidade da participação nas aulas remotas e realização das atividades encaminhadas pelos professores nas plataformas digitais, WhatsApp, materiais impressos, entre outros, de modo a cumprir a carga horária curricular obrigatória. Para os estudantes que optarem pelo ensino híbrido, as aulas presenciais terão carga horária reduzida, que deverá ser complementada com atividades remotas.

Portal

Para preparar a comunidade escolar para o retorno gradual às atividades presenciais, a Prefeitura lançou um portal especial com as informações mais importantes relacionadas às orientações de saúde e segurança, voltado para famílias, alunos, educadores e todos os servidores da Educação. Dentro do http://voltaasaulas.pocosdecaldas.mg.gov.br estão as recomendações para o retorno, além de vídeos explicativos com os protocolos que devem ser seguidos.