Portal de Notícias e Web Rádio 

Os animadores e artistas plásticos Rosana Lovato e Anderson Almeida ensinam como criar curtas-metragens de animação usando a técnica Pixilation. Em formato de oficina, as aulas fazem parte do projeto Animatéria, que completa 12 anos de realização e passa a se chamar Cine Animatéria. As oficinas acontecem no CAIC Professor Arino Ferreira Pinto, na zona sul de Poços de Caldas.

Neste ano, o Cine Animatéria conta com a participação de cerca de 180 alunos, com idade entre 10 e 12 anos e é produzido pela Oficina da Terra art studio. A equipe, além de Rô Lovato e Anderson Almeida, conta com Kaique Caliari nos registros fotográficos, e Pablo Vitor como videomaker. A iniciativa é realizada com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Poços de Caldas e tem como incentivador cultural o Hotel Vilage Inn.

Nas oficinas, os animadores apresentam o passo a passo para a criação de curtas-metragens utilizando uma técnica de animação chamada Pixilation e abordam a criação de personagens, planejamento dos filmes, técnica e edição final. Rô conta que o Pixilation é uma técnica stop-motion na qual atores vivos são fotografados quadro a quadro criando uma sequência de animação.