O vereador Wellington Guimarães (DEM), o Paulista, sugeriu a implantação de um Centro de Referência na reabilitação pós-Covid nas regiões central, sul, leste e oeste do município. A Indicação foi encaminhada recentemente à Prefeitura.

Segundo o parlamentar, pesquisas apontam que muitos pacientes, mesmo com a alta hospitalar e curados da doença, continuam com sintomas, como cansaço e problemas respiratórios. Dessa forma, é preciso ampliar essa assistência aos recuperados. “Muitas vezes você recebe a notícia que está curado e não imagina que ainda terá um tratamento pela frente. As sequelas são muitas e, acompanhando o que vem sendo desenvolvido em outras cidades, apresentei a sugestão ao Executivo. A ideia é que os pacientes contem com diversos profissionais para o tratamento pós-COVID, principalmente aqueles que não podem adquirir um plano de saúde”, ressalta.

Paulista cita que, além do pulmão, outros órgãos também podem ser afetados pelo vírus e o tratamento após a cura é imprescindível. “Vários estabelecimentos de saúde no país têm atuado para dar essa assistência no pós-alta, ofertando serviços específicos para este público. O principal objetivo é readquirir a independência funcional e qualidade de vida a quem se recuperou do coronavírus, através de atendimento multidisciplinar, com um olhar individualizado e acompanhamento progressivo”, finaliza.