Portal de Notícias e Web Rádio 

Através de uma Indicação, a vereadora Luzia Martins (PDT) sugeriu ao Executivo a utilização do espaço do Centro Educacional João Monteiro, zona sul de Poços, para implantação de um equipamento semelhante ao Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), localizado no Jardim Itamaraty V. Segundo a parlamentar, o objetivo é oferecer à comunidade da região sul, em um mesmo espaço físico, programas esportivos e culturais, além de uma unidade do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS sul apoio 1).

Luzia ressalta que a chegada dos empreendimentos Sonho Dourado I e II, no Jardim Esperança, traz algumas demandas, em especial com relação aos atendimentos da Promoção Social. “Sabemos que, com a construção dos condomínios, os atendimentos serão ampliados e o CRAS atual não dará conta da demanda. Através dessa proposição, estamos sugerindo a construção de um modelo semelhante ao CEU da zona leste, afinal esse equipamento já provou ser bastante eficiente, antedendo à população e proporcionando o uso do espaço público de forma consciente e responsável”, diz.

O CEU reúne em um mesmo espaço físico programas e ações culturais, esportivas e de lazer, além de formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital. De acordo com a vereadora, o intuito principal do Centro de Artes e Esportes Unificados é promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades e valorizar o intercâmbio entre as diferentes expressões artísticas. “Poços é uma cidade privilegiada, com muitas marcas importantes, seja do ponto de vista histórico ou de infraestrutura. Pensando a dimensão social, que é aquela que visa tratar do bem-estar de todos os cidadãos nos âmbitos da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, temos o CEU. No que se refere a politicas publicas, ele é completo, porque o CRAS está presente também”.

Para Luzia, compartilhar o mesmo espaço proporciona melhor integração e intersetorialidade, fatores essenciais para e melhora da qualidade de vida e garantia de direitos e cidadania às pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. “O equipamento visa valorizar o intercâmbio entre as diferentes expressões artísticas e reconhecer a cultura e o esporte como direitos fundamentais. E Poços pode fazer mais, desenvolvendo um trabalho semelhante em espaços já existentes”, afirma.

Bairro Vila Nova

Uma outra Indicação apresentada pela vereadora propõe ao Executivo a implantação de um CEU também no bairro Vila Nova. Luzia sugere a utilização do antigo Centro Social Urbano. “Poços tem capacidade para a implantação de mais unidades, fazendo um trabalho consistente nessa área. Tanto o Centro Social Urbano, como também o Centro Educacional João Monteiro demandam apenas alguns ajustes e seria uma grande conquista para essas comunidades”, conclui.