Portal de Notícias e Web Rádio – CNPJ 44.219.101/0001-23

Foi inaugurado, na manhã desta segunda-feira (20), o Centro de Educação Infantil Municipal Professora Maria Cláudia Prezia Machado, no Jardim Itamaraty III, na zona leste do município. A nova creche eterniza o legado da ex-secretária de Educação, falecida em 2017.
O novo Centro de Educação Infantil (CEI), localizado na Avenida Maria Rita Lopes Pontes – Irmã Dulce, 320, no Jardim Itamaraty III, já está em funcionamento, conforme cronograma de retorno das atividades presenciais, dentro do sistema híbrido de ensino do município. São 90 vagas para atender a demanda da região, a partir da inauguração do empreendimento habitacional Residencial Vale dos Pinheiros.
A construção da nova creche conta com investimentos de aproximadamente R$ 2,2 milhões, com recursos do Governo Federal. A nova unidade visa à ampliação da capacidade de atendimento da Rede Municipal de Ensino, especificamente na Educação Infantil, que já conta com 46 CEIs municipais e quatro unidades conveniadas.
A ideia da homenagem à professora Maria Cláudia Prezia Machado, aprovada pela Câmara Municipal em novembro de 2020, partiu do prefeito Sérgio Azevedo. Na solenidade, ele destacou que a escolha foi feita para reverenciar a trajetória da ex-secretária, que dedicou a vida à educação de Poços de Caldas. “Com certeza, ela foi uma das grandes servidoras da Prefeitura, entrou em 1984, completou 33 anos de casa e passou por diversos setores. Foi professora, coordenadora, supervisora, vice-diretora, diretora por duas vezes do Colégio Municipal, nossa maior escola, e secretária de Educação”, destacou o prefeito.
“Todas as vezes que podemos reverenciar e marcar o nome de um educador nos sentimos bem porque acreditamos na educação, acreditamos que é ela que promove o desenvolvimento e a igualdade. Fiquei muito feliz quando partiu do nosso prefeito Sérgio a ideia do nome da creche”, ressaltou a secretária municipal de Educação, Maria Helena Braga.
Já a irmã da homenageada, Juliana Prezia Machado, que representou toda a família na mesa de autoridades, destacou personalidades que foram importantes para a trajetória profissional e pessoal da educadora. “É um misto de sensações. Com certeza, é uma alegria muito grande o nome da minha irmã estar aqui, mas é muito triste porque, para isso, ela precisou partir”, pontuou.
“Trabalhar com Educação é uma honra e esse CEI, tendo o nome da Maria Cláudia, é uma honra maior ainda para mim. Nós duas trabalhamos juntas, uma pessoa que eu admiro demais por sua competência e pelo quanto ela se preocupava com cada um”, destacou a coordenadora do novo Centro de Educação Infantil, afirmou a coordenadora do CEI, Gleicy Luz.
Participaram da solenidade o vice-prefeito Júlio César de Freitas, secretários municipais, vereadores, servidores da Secretaria Municipal de Educação, equipe do CEI, convidados, amigos e familiares de Maria Cláudia Prezia Machado.