Portal de Notícias e Web Rádio 

A Escola do Legislativo da Câmara de Poços lançou uma cartilha destinada a crianças em fase de alfabetização. O material aborda a divisão dos Poderes e o papel do vereador em uma linguagem lúdica. Nesta semana, os vereadores Douglas Dofu (DEM) e Lucas Arruda (Rede), presidente e vice-presidente do Conselho Consultivo da Escola, e a diretora Tais Ferreira estiveram com a secretária de Educação Maria Helena Braga para apresentar o conteúdo e alinhar a distribuição da cartilha nas escolas municipais. Também esteve presente na reunião a coordenadora da Divisão de Projetos de Educação Complementar Letícia Borges.

Na rede municipal de ensino, serão contemplados estudantes do Jardim II da Educação Infantil e do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, que totalizam cerca de 3.800 crianças. A cartilha, criada e cedida pela Escola do Legislativo da Câmara de Guaxupé, foi adaptada pelos servidores das Assessorias de Comunicação e de Informática da Câmara de Poços, com o objetivo de inserir noções de cidadania ao público infantil. “Com a publicação desta cartilha, a Escola do Legislativo de Poços passa a atender todas as faixas etárias com seus projetos. A educação para a cidadania deve coincidir com a educação formal dos nossos cidadãos e, com uma linguagem adequada para cada público, crianças e adolescentes já crescem entendendo a importância da participação de todos na construção de nossa sociedade e desmistificando a ideia de que a política é para poucos”, ressalta Taís Ferreira.

O vereador Lucas Arruda destaca a importância dos projetos de educação para a cidadania desenvolvidos pela Câmara. “Agradeço a secretária e sua equipe por ter nos recebido, visto que projetos como esse são muito importantes. A Escola do Legislativo tem o papel de fomentar esse trabalho em todos os aspectos e faixas etárias, inclusive o ensino infantil. É preciso que a criança comece a ter contato com questões de cidadania e possa ir se ambientando em um assunto que é fundamental para seu desenvolvimento”, afirma.

O presidente do Conselho Consultivo, vereador Douglas Dofu, também destaca o papel da Escola do Legislativo no desenvolvimento de projetos voltados aos estudantes de várias faixas etárias. “No caso da cartilha, trata-se de um material extremamente didático, as crianças podem pintar, desenhar e terão contato com o Hino da cidade, conteúdo como a divisão dos Poderes e as funções de cada Poder. É uma forma de educar para a cidadania por meio de atividades lúdicas”, comenta.

A expectativa é que a Câmara Municipal faça a distribuição do material no mês de novembro, durante as comemorações do aniversário de Poços.