Portal de Notícias e Web Rádio 

Uma sessão comemorativa da Câmara de Poços homenageou a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio – Escola Padrão pelos seus 15 anos O evento aconteceu na última terça-feira (09), por iniciativa do vereador Lucas Arruda (Rede), e reuniu diretores, vice-diretores, professores e alunos.

Durante a cerimônia, o diretor Hudson Vilas Boas recebeu uma placa do Legislativo em comemoração à data. Profissionais que fazem parte da história da Escola Padrão e alguns estudantes, representando os demais, foram homenageados com um Diploma. Estiveram presentes Jacyne Lisboa Ribeiro (vice-diretora); Marli Fernanda de Carvalho Freitas (vice-diretora); Nanci de Moraes (ex-diretora); Marcela Campos Batista Amaral (ex-diretora, professora de Biologia e coordenadora do ensino médio); Sarah Braga Gonçalves (aluna, representando o 2º ano); Luiz Felipe Hashimoto de Paiva (aluno, representando o 1º ano); Maria Gabriela Lemos da Silva e Isac Silvério da Silva (alunos do 3º ano); Camila Bliss Martins e Henrique Tavares (alunos EJA); Lindsay Delgado (aluna da Educação Profissional); Adalto Martins (ex-aluno); Gisele Aparecida Trevizan (professora de Física); Juliana Campoli (professora de Geografia); Paola dos Santos (professora de Português); Carlos Magno (coordenador do curso de Recursos Humanos); Teresinha Pedroza (ex-professora).

A história da Escola Padrão teve início em 2006, com a doação do espaço para construção do prédio, através de uma parceria entre Prefeitura e Governo do Estado. A instituição iniciou suas atividades em 03 de março de 2008, com a finalidade de atender a alunos do ensino fundamental e médio dos bairros Parque das Nações, Conjunto Habitacional, São Sebastião, Kennedy I, II e III, Parque Esperança, Jardim Paraíso, São Bento e adjacências. A partir de 2012, passou a atender, exclusivamente, o Ensino Médio nas modalidades regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Ao longo desses anos, a Escola Padrão implantou e desenvolveu projetos importantes que foram fundamentais para a formação dos estudantes. Entre eles, o Programa Reinventando o Ensino Médio, que proporcionou formação complementar aos estudantes nas áreas de Informática, Empreendedorismo e Turismo. Outras ações também foram destaques na área educacional e passaram a fazer parte do calendário escolar, como as Feiras de Ciências Humanas e de Exatas, além da Feira das Profissões. Em 2014, a instituição criou o Athos – Companhia de Teatro. O grupo tem participação ativa no Festival Estudantil de Teatro de Poços de Caldas e protagoniza, anualmente, o Sarau Literário, projeto que é desenvolvido com as turmas de 1° ano do turno vespertino, em conjunto com o projeto Concurso de Poemas.

Para o diretor Hudson Vilas Boas, a sessão de homenagem foi um momento de reconhecimento, valorização e, ainda, de encontro dos profissionais que atuam na Padrão. “Em primeiro lugar, agradeço à Câmara, aos vereadores, principalmente, ao vereador Lucas Arruda, que propôs essa sessão em comemoração aos 15 anos da Escola Padrão. Foi um momento importante para a gente poder ter até, de certa forma, fazer uma confraternização de vários servidores da escola que não só trabalham, mas se dedicam à escola. Dentro da Escola Padrão, a gente procura trabalhar não só a questão pedagógica, mas a questão humana também é sempre muito presente e a gente tem trabalhado isso com os alunos”, comentou.

O diretor ressaltou a importância da Escola Padrão para a zona sul da cidade. “A Escola Padrão tem uma importância singular na região sul, porque embora nós tenhamos IFSULDEMINAS, que é uma escola pública e de excelência, o Instituto Federal tem um processo seletivo, isso que diferencia a entrada dos alunos, ele não consegue atender a uma demanda tão grande. Hoje, estamos com 979 matrículas, sendo que 30 são de cursos profissionalizantes, de Recursos Humanos, e ao outras são do Ensino Médio, seja na modalidade regular, que é o nosso foco principal, seja na EJA, que é bastante tradicional lá na escola”, afirmou.

Presente na sessão, a superintendente Regional de Ensino Noêmia de Lourdes Furtado falou sobre a trajetória da Escola Padrão em Poços. “É com imensa alegria que participamos dessa honrosa homenagem em celebração aos 15 anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio. Todos esses anos foram dedicados à educação de qualidade dos nossos jovens. Desde a sua fundação, em 2007, com início das atividades em 2008, com orgulho, podemos afirmar que essa escola tem sido um pilar fundamental na formação dos nossos estudantes, preparando-os para um futuro promissor e contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. É um marco importante e significativo, que merece ser comemorado, com todo reconhecimento e admiração que a comunidade escolar merece”, disse.

Para o vereador Lucas Arruda, diante de uma história com tantas conquistas e sucesso, a data não poderia passar sem os devidos registros por parte do Legislativo. “A Escola Padrão é uma escola muito importante para Poços de Caldas, está comemorando 15 anos, e trouxe uma relevância muito grande para a zona sul. Praticamente, todos os alunos que formam no ensino fundamental naquela região vão para a Escola Padrão. É uma escola que cresce muito em importância, nesse sentido. Temos muitos relatos de alunos que dizem que o ambiente escolar favorece muito o crescimento. Então, ficamos felizes e orgulhosos com essa trajetória, com esse trabalho realizado por colaboradores, professores que estão lá dentro e, principalmente, orgulhosos do estudantes”, destacou.

A sessão contou com a participação de representantes do Executivo e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais. O encontro foi marcado, também, por apresentações de alunos da Escola Padrão: Isac Silvério (voz e violão) e Mateus da Silva Fogaça, Caio Ramos e Júlia Vilela (batalha de poesia). O vídeo da homenagem está disponível no canal da Câmara no YouTube.