Bebê tem alta da CTI Neonatal

No dia 16 de fevereiro, às 8h da manhã, com apenas 23 semanas e 5 dias, nasceu Heloíza Venâncio da Silva, a criança com menor idade gestacional da história da Santa Casa de Poços de Caldas. Na época, com apenas 605g e 28,5 centímetros, a expectativa de vida era muito pequena, mas três meses e 12 dias depois, pesando 2,490kg e 42,5 centímetros, na noite desta terça-feira (28), esse milagre chamado Heloíza teve alta da CTI Neonatal.

Heloíza está agora com 37 semanas de idade gestacional corrigida, é como se ela ainda fosse nascer, já que o ideal é o bebê nascer com 40 semanas. “A UTI Neonatal é como se fosse uma extensão do útero da mãe, porque o bebê termina seu desenvolvimento, que seria dentro da mãe, aqui com a gente. Então, é muito gratificante a equipe vivenciar isso, de ver um bebê, que nasceu com essa idade gestacional, muito bem. Estamos muito felizes de entregar a Heloíza para os pais, que é o nosso principal objetivo”, revela a coordenadora de Enfermagem da UTI Neonatal, Gisele Furtado da Mata Alvarenga.

“Agora a mãe começa a cuidar e ela vai ter esse acompanhamento médico na Pediatria para desmame de catéter nasal. É difícil fazer uma previsão de quanto tempo ela vai ficar ainda, depende do bebê.

Fechar Menu