Portal de Notícias e Web Rádio 

A Câmara de Poços realiza, na próxima quarta-feira (22), às 15h, uma audiência pública com o tema Racismo e Preconceito. O evento atende a um Requerimento de autoria da vereadora Luzia Martins (PDT), aprovado em Plenário pelos demais vereadores.

Segundo a parlamentar, o objetivo do debate é discutir políticas públicas de combate ao racismo e preconceito e acolher as demandas da população. “O que motivou a solicitação dessa audiência foi a ocorrência de algumas questões no município. Nós tivemos um caso específico de uma mulher que foi presa porque ela se recusou a ser atendida por uma enfermeira da Policlínica, por ela ser negra. Diante disso, fui procurada para discutir a conscientização em todos os ambientes, a elaboração de políticas públicas e a busca de soluções efetivas de combate”, destaca.

Luzia ressalta que todo as situações envolvendo racismo e preconceito resultam em desigualdades, exclusão e violência. “Isso compromete a qualidade de vida e é, sim, uma forma de violência que atinge todas as pessoas”, pontua.

Foram convidados para a audiência representantes da Secretaria Municipal de Cultura, da Secretaria Municipal de Educação, do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e Étnica (Compiré) e do Centro Cultural Afro-Brasileiro Chico Rei, além da professora Ana Maria de Paula, presidente da Associação Afro Ancestral de Poços de Caldas, e da enfermeira Maria Antonieta de Paula.

As inscrições para uso da palavra devem ser feitas até hoje, 20 de maio às 18h, no e-mail [email protected]. Dúvidas e sugestões podem ser encaminhadas, durante o evento, pelo WhatsApp (35) 3729-3800.