Portal de Notícias e Web Rádio 

A vereadora Regina Cioffi (PP), encaminhou à Câmara Municipal um requerimento para realização de uma audiência pública para a implantação do Banco de Leite Materno em Poços de Caldas. O pedido da vereadora foi ao encontro do tema da Semana Mundial do Aleitamento Materno, “proteger o aleitamento materno: uma responsabilidade compartilhada”.

O requerimento pontua ser inquestionável a importância do Leite Materno para saúde de mãe e filho e ressalta que, por ser imperativo para saúde pública, o aleitamento deve ser protegido no âmbito das políticas públicas.

Na última sessão ordinária da Câmara dos Vereadores, Regina deu destaque ao Agosto Dourado, mês dedicado às ações de proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno e celebrado com luzes douradas no Cristo Redentor e prédios públicos da cidade.

“40% das crianças deixam de ir a óbito quando têm o aleitamento materno. É preciso explicar a importância da amamentação. Trata-se de saúde pública, é promoção da saúde e prevenção às doenças. Eu quero crianças e adultos mais saudáveis e o aleitamento materno é um caminho para isso”, ressalta Regina em sua fala na câmara.

Além do requerimento, a vereadora também teve a iniciativa de levar à Câmara Municipal uma exposição de fotos para celebrar o aleitamento materno. Com fotos da fotógrafa Jeniffer Bueno de mães do Círculo Materno, a exposição tem imagens que traduzem a beleza da amamentação e mostram os desafios de mães e bebês para manter o aleitamento materno.

Mais sobre saúde

Além do Aleitamento Materno, outros temas relacionados à saúde e bem-estar da população estiveram presentes nos requerimentos da vereadora. Regina enviou à Câmara Municipal um pedido de informações sobre o novo Marco Regulatório do Saneamento Básico.

O requerimento se relaciona diretamente com a manutenção da saúde da população e com promoção do desenvolvimento social. No requerimento, Regina questiona o andamento do processo para o atendimento às normas do Marco Legal do Saneamento Básico, além de averiguar quais metas já foram alcançadas dentro da normativa.